domingo, 30 de novembro de 2008

Terrário Externo - Construção, Segurança e Interior

CONSTRUÇÃO
Existem muitas opções para a construção de um terrário externo. Apenas o básico será dito aqui. Deve ser construída uma porta grande o suficiente para você entrar. Muitos criadores constroem uma porta dupla, para que você entre com segurança sem se preocupar se o Pogona irá escapar. A tela ou grade usada, os furos ou espaços devem ser no máximo da largura do seu dedo menor. Isso irá assegurar que seus Pogonas não escapem. E já que Pogonas são excelentes escaladores, não se esqueça de ter uma tela para fechar a parte de cima do terrário.

SEGURANÇA

O terrário precisa ser seguro o bastante não só para o seu Pogona não escapar, mas também para manter intrusos do lado de fora. Cães, cobras, gatos, gaviões, águias, raposas, coiotes certamente se deliciariam com um Pogona, lembrando que alguns desses animais podem até cavar para chegar dentro do terrário.
Algumas precauções podem prevenir o ataque desses predadores.
É recomendado durante a construção do terrário, fincar ao chão lado a lado ou cimentar, postes de madeira por pelo menos 30 cm no solo. Levar a tela ou a grade que será usada em volta do terrário até o solo também ajuda a prevenir a entrada de predadores e previne também incidentes como o seu Pogona resolver cavar para sair.
Outro método de prevenção de invasão de intrusos é o uso de duas telas em volta do terrário. Uma tela por dentro do terrário e outra pelo lado externo do terrário. De modo que o seu Pogona estará preso do lado de dentro cercado pela tela interna e nunca deverá ter contato com a tela externa. Essa tela externa pode até mesmo ser ligada a uma unidade eletrificada. Mas cuidado para que não haja contato entre a tela eletrificada e a tela não eletrificada.
A tela a ser usada do lado de dentro do terrário, preferencialmente deve ser de plástico, para evitar mutilações caso o Pogona resolva tentar usar as patas ou focinho para fugir. A tela externa, mesmo que não deseje ligar a uma unidade eletrificada, preferencialmente deve ser de ferro, arama, caso algum intruso tente entrar no terrário, se ele se mutilar não é uma má idéia.

INTERIOR

Uma vez que o terrário foi construído é hora de ajeitar ele por dentro. Rochas grandes e largas, troncos de madeira e outros materiais para que seu Pogona possa escalar e outras superfícies amplas serão necessárias. Esses itens dependerão também do número de Pogonas que pretende abrigar no terrário.
O ideal é que o terrário tenha uma quantidade grande de luz direta do sol sobre ele para que todos os Pogonas possam tomar sol direto. No entanto se houver uma entrada de sol limitada, esteja certo de que cada dragão terá acesso direto a essa quantidade limitada de sol no terrário. Construa múltiplos pontos de “Basking Spot” para que todos os Pogonas possam tomar sol o quanto desejarem.
Verifique também um numero igual de lugares para que os seus Pogonas possam fugir do sol quando desejarem fazer a termo regulação. Lembrando que para isso, pode ser que seu Pogona queira se enterrar na areia para se resfriar.
Incluir algumas plantas, além de ajudar na aparência, pode oferecer ao seu Pogona um pouco de comida. Saiba que, essas plantas então deverão ser trocadas regularmente, já que serão alimento do seu Pogona, certamente não sobreviverão por muito tempo. Verifique antes uma lista de plantas indicadas para a alimentação do Pogona. Não vá incluir no terrário uma planta tóxica. Sem esquecer que, plantas que necessitam de muita água para sobreviver, farão com que a umidade do terrário seja elevada, e isso não é nada bom.

Grandes bebedouros também serão necessários, já que seu Pogona precisará beber mais água do que os Pogonas criados dentro de casa. Colocar vários bebedouros espalhados pelo terrário é preferível a manter um único bebedouro. Já que o seu Pogona poderá sujar, defecar, e etc, contaminando o único bebedouro do terrário.
O mesmo vale para os comedouros. Ter dois ou três comedouros espalhados pelo terrário é melhor do que manter apenas um até porque um Pogona dominante poderá se apossar desse comedouro e inibir os demais de se alimentar.




Dicas interessantes de construção de terrário externo: http://www.riobravoreptiles.com/howto_outdoor.htm

sábado, 29 de novembro de 2008

Rapidinhas!

ELIMINAR INIMIGOS ESCONDIDOS

Antes de colocar uma rocha no seu terrário, embrulhe a rocha em um papel alumínio e “cozinhe” no forno por 30 minutos a pelo menos 120 graus.
A maioria das rochas têm pequenos poros que podem abrigar bactérias, fungos ou parasitas que poderiam causar danos ao seu Dragão.
Cozinhar a rocha fará com que esses microscópicos intrusos sejam destruídos.
E é claro, não se esqueça de esperar a rocha esfriar antes de colocá-la no terrário.



ROCHA AQUECIDA NÃO!

Rochas aquecidas são imensamente populares entre os criadores de répteis como fonte de calor para seus animais. Feitas de polímero ou cimento, essas pedras são altamente propensas ao superaquecimento, sub-aquecimento ou mau funcionamento.
Quando essas rochas passam a oferecer risco de queimadura ou mesmo choque elétrico por estar em contato com o seu animal e com todas as outras formas de aquecimento artificial no mercado hoje, as rochas de aquecimento não são mais necessárias no terrário.

Terrário Externo

TERRÁRIO EXTERNO

Muitos criadores que vivem em áreas aquecidas (ou pelo menos aquecidas a maior parte do ano) criam seus Pogonas em um terrário fora de casa, um terrário externo.
Enquanto um terrário externo permite fazer com que o seu Pogona possa ter uma vida muito próxima a vida que ele teria na natureza selvagem, manter um terrário externo requer muito cuidado e planejamento.

Terrários externos permitem fazer com que o seu Pogona se beneficie dos Raios UV da maneira e quantidade que ele desejar. Permitem também a fácil ventilação e troca do fluxo de ar que não são possíveis no terrário interno e encorajam os comportamentos naturais.
Terrários externos são também excelentes para a criação de mais de um Pogona, desde que tenha espaço amplo com locais para se esconder, tomar sol suficiente para o numero de Pogonas que lá viverem.

O primeiro grande desafio é a área geográfica em que você vive.
Se você vive em uma região fria, não pense em manter um terrário externo, a menos que tenha a intenção de manter seu Pogona do lado de fora apenas durante os períodos em que o clima torna-se quente. Se você vive em uma região cujo clima seja similar ao clima dos desertos australianos, então talvez seja uma boa idéia manter seu Pogona num terrário externo. Verifique se a temperatura durante o dia está próxima aos 37.8 graus Celsius e a noite a temperatura cai para próximo de 20.6 a 23.9 graus Celsius. Essa temperatura é o suficiente para manter seu Pogona do lado de fora.

Não se esqueça que, não há local que seja possível manter um Pogona durante todo o ano do lado de fora, como se estivesse no deserto australiano, mas pode ser que seja possível manter ele cerca de 7 a 8 meses do lado de fora e levá-lo para um terrário interno durante o inverno.

Aquecimento e Iluminação - Luz Ultra Violeta (UVA/UVB)

LUZ ULTRA VIOLETA (UVA/UVB)

Enquanto uma forma de aquecimento pode ser substituída por outra desde que a temperatura atingida seja a ideal, ter uma iluminação vindo do alto não é negociável, e sim mandatório. Pogonas desenvolveram seu sistema de metabolismo de modo que não funcionam sem a ampla exposição da radiação Ultra Violeta (UV), a qual entra naturalmente na atmosfera terrestre com os raios do Sol. O resultado é que, esses animais são amantes do Sol e passam horas de cada dia tomando sol. Sem a exposição dos raios UV, o seu Pogona irá rapidamente desenvolver um conjunto de desordens no organismo, como por exemplo MDB (Metabolic Bone Disease), que é a má formação dos ossos.

Se você vive em uma região aquecida, você deve levar seu Pogona pelo menos uma ou duas horas por semana para tomar sol do lado de fora do terrário e deixar ele tomar Sol direto da fonte natural. Qualquer tempo acima disso que você puder ficar com seu animal tomando Sol será de grande benefício para ele, além de que esse é um excelente momento para observar alguns comportamentos naturais do seu Pogona, mas de uma a duas horas por semana é o tempo mínimo recomendado para assegurar que o seu Pogona seja um Dragão saudável.

Quando dentro de casa, expor o Pogona aos raios UV pode ser conseguido através do uso de lâmpada fluorescente UV corretamente colocada em cima do terrário.

Lâmpadas de espectro UV são vendidas na maioria dos Pet Shops como lâmpadas para répteis ou nomes similares.

Verifique antes de comprar se a lâmpada encontrada oferece ao menos 5 a 7 % de radiação UV-A e UV-B.

A radiação UV-A ajuda que seu Pogona mantenha-se mentalmente saudável, estimulado e com apetite.
A radiação UV-B por outro lado é a única responsável pela habilidade de metabolizar a vitamina D3 e o cálcio. Sem a ampla exposição as ondas de radiação UV-B, o Pogona irá desenvolver deficiência da vitamina D3 e por conseqüência, degeneração e má formação dos ossos.

Algumas variedades de lâmpadas algumas vezes vendidas como lâmpadas para o crescimento de plantas, não são para uso em répteis já que não oferecem a quantidade recomendada de raios UV para o Pogona.

Pogonas de todas as idades e espécies necessitam ao menos 10 a 12 horas de exposição diária da natural ou artificial radiação UV-A e UV-B.

Caso não haja o acesso aos raios UV por algumas poucas semanas, o seu Pogona irá começar a demonstrar sinais de aflição.
Equipe o terrário com uma lâmpada fluorescente UV (preferencialmente duas lâmpadas) de modo a iluminar toda a extensão do terrário. Isso irá assegurar que as amplitudes dos raios UV atinjam os cantos do terrário. Para oferecer ao Pogona os benefícios dos raios UV eles precisam estar a uma distância de 30.5 a 45.7 cm do seu Pogona, não mais que isso.

Não se esqueça que, se entre a lâmpada fluorescente e o Pogona existir uma tampa de vidro, os raios UV serão filtrados e não causarão nenhum benefício ao Pogona. Até mesmo uma tampa perfurada tende a filtrar 30 a 35% dos raios. O ideal é que seja oferecida a exposição aos raios UV diretamente sobre o Pogona sem vidro, plástico, acrílico e o mínimo de tela para que os raios não sejam bloqueados.

Lâmpadas UV têm uma vida útil de emissão dos raios de mais ou menos um ano. Como a emissão dos raios UV vai gradualmente se extinguindo, troque se possível a cada 6 ou 8 meses a lâmpada para garantir o máximo de eficiência e exposição de raios UV para o seu Pogona.

Aquecimento e Iluminação - Misturar e combinar

MISTURAR E COMBINAR

Individualmente, todos esses métodos de aquecimento (lâmpadas, lâmpadas de cerâmica, tapete aquecido) irão gerar algum grau de aquecimento. Mas se o criador quiser mesmo simular o ambiente natural do Pogona, uma combinação de fontes de calor serão necessárias.
Mantenha uma lâmpada incandescente em cima do terrário de modo a criar o “basking spot”, use um tapete aquecido para criar um local aquecido no substrato e use uma lâmpada de cerâmica de baixa potência durante a noite para manter a temperatura entre 18.3 e 23.9 graus Celsius).


Não importa qual aparato você use para aquecimento do terrário, esteja certo de estar usando um termômetro dentro do terrário para então ter um acompanhamento acurado do controle de temperatura dentro do terrário.

Nunca tente adivinhar qual a temperatura dentro do terrário pois o que você achar que é quente o suficiente pode ser pouco para as necessidades do Pogona. O inverso pode ser ainda mais perigoso. Temperaturas baixas prejudicarão a saúde do seu animal lentamente, enquanto temperaturas altas farão com que seu dragão literalmente cozinhe até a morte em poucos minutos. Termômetros digitais, apesar de mais caros, são mais acurados e ainda indicam a mais alta e a mais baixa temperatura registrada no terrário para que você possa acompanhar sem ter que olhar para o terrário o dia todo.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Aquecimento e Iluminação - Tapetes aquecidos

TAPETES AQUECIDOS




Também conhecido como Undertank Heating Pads, eles são uma excelente fonte de aquecimento. Produzido com um lado macio e outro lado adesivo, estes tapetes aderem no fundo do terrário (pelo lado de fora) e eles emitem um confortável aquecimento para cima, aquecendo o substrato e o seu Pogona.

Caso o substrato não seja muito alto ou com muitas camadas, certamente será de grande conforto para o seu Pogona dormir na direção do tapete.
Algumas pessoas preferem fazer o seu próprio tapete aquecido, mas eu particularmente acho que dá tanto trabalho e ainda corre o risco de ficar mal feito ou fora das especificações (aquecer muito ou aquecer pouco) que eu prefiro acabar comprando.

Aquecimento e Iluminação - Emissores de calor

EMISSORES DE CALOR

Um segundo método de aquecimento é a lâmpada de cerâmica de emissão de calor.
Em formato similar a um sino, essas lâmpadas são compostas de uma espécie de resistência de ferro dentro de um pesado e duro invólucro de cerâmica. Essas lâmpadas usam o mesmo bocal de lâmpadas incandescentes e são vendidas em potências/watts diferentes e podem emitir uma grande quantidade de calor, muito mais do que lâmpadas normais de mesmo tamanho ainda que não emitam nenhuma luz. Por serem muito quentes, é importante que o bocal onde a lâmpada vai ser atarraxada, seja também de cerâmica, caso contrário, facilmente derreterá podendo causar um curto circuito ou incêndio. Pode se encontrar esse tipo de lâmpada em grandes Pet Shops na sessão de répteis, em lojas especializadas em vendas de artigos desse tipo ou até mesmo online.

Lâmpadas de cerâmica são excelentes para manter o aquecimento durante a noite já que não emitem luz para atrapalhar o sono do seu Pogona, não irá mexer com o metabolismo do animal.

Criadores que já possuem lâmpadas fluorescentes (UV) no terrário, preferem o uso de lâmpadas de cerâmica para oferecer calor, já que a iluminação já é oferecida pela lâmpada fluorescente ao mesmo tempo que emite os raios UV.

Caso exista outra fonte de iluminação no terrário, a lâmpada de cerâmica pode ser usada para oferecer o “basking spot”, ou seja, o local onde seu Pogona vai procurar quando quiser manter-se bem aquecido e aumentar a temperatura do seu corpo.

Da mesma maneira que as demais fontes de calor não devem entrar em contato direto com o animal, a lâmpada de cerâmica também deve estar livre do contato com seu Pogona. Elas aquecem tanto ao ponto de causar sérias queimaduras ao seu animal.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Aquecimento e Iluminação - Lâmpadas

LÂMPADAS

O Calor pode ser oferecido para o seu Pogona de varias maneiras. Lâmpadas Incandescentes de Calor oferecem tanto luz/iluminação quanto calor para o seu Pogona. Coloque a lâmpada em cima do terrário (lembre-se de quando falamos da tampa de tela de ferro furadinha). Escolha uma das pontas do terrário para colocar a lâmpada de calor. Bem na direção dessa lâmpada, coloque o que vai ser o “basking spot” do seu Pogona, ou seja, o lugar onde seu Pogona vai procurar quando quiser manter-se bem aquecido. Você pode usar uma rocha ou um tronco largo conforme foi discutido no tópico sobre decoração do terrário.

É muito importante que o Pogona não tenha contato direto com essa lâmpada pois ela sempre que ligada estará muito quente, podendo provocar sérias queimaduras em seu Pogona e até mesmo levá-lo a morte.

A potência dessa lâmpadas (watts) irá depender basicamente de dois fatores: A distância da lâmpada para o terrário e o tamanho do terrário que será aquecido. Se a sua lâmpada irá ficar suspensa mais de 25.4cm a 30.5cm do seu terrário, então uma lâmpada de alta potência será necessária para fornecer aquecimento suficiente para todo o terrário.

Se você está tentando manter o ambiente aquecido dentro de um terrário de 568 litros, uma lâmpada grande ou múltiplas lâmpadas de calor serão necessárias para aquecer um terrário com volume tão grande. O oposto também se aplica. Uma lâmpada que está a menos de 25.4cm do ponto de aquecimento do seu Pogona (Basking Spot) pode ser uma lâmpada de baixa potência e um terrário pequeno não precisará de uma lâmpada grande ou múltiplas lâmpadas para manter todo o ambiente aquecido.

Já que lâmpadas incandescentes aquecem com muita iluminação, elas nunca deverão ser usadas como fonte de aquecimento para a noite. Mantenha as condições de temperatura adequadas a noite usando outras fontes de calor como por exemplo lâmpada roxo-escura, Infra-red. Estas são de baixa potência e emitem calor para o terrário e não irão alterar os hábitos noturnos do seu Pogona.
Desertos sofrem queda significativa da temperatura durante a noite e você deve garantir que o mesmo ocorra no terrário.

Enquanto a temperatura durante o dia no terrário recomendada é de 26.7 a 28.9 graus Celsius (e de 35 a 37.8 graus Celsius no basking spot área), a temperatura noturna recomendada seguramente é a de 18.3 a 21.1 graus Celsius.
Em muitas regiões não será necessário o uso de fontes de calor em cima do terrário para manter a temperatura de noite, nada alem do uso de um tapete aquecido (veremos mais a frente sobre).


NUNCA compre lâmpadas que não foram desenhadas para o uso com répteis. Não é recomendado comprar uma lâmpada roxa por exemplo ou infra-vermelho ou uma lâmpada incandescente comum para usar no terrário.

Existem muitas marcas respeitadas no mercado, são elas: Zilla, Zoo Med, Exo-Terra...

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Aquecimento e Iluminação

AQUECIMENTO E ILUMINAÇÃO
A preocupação pelo aquecimento e iluminação do terrário do seu Bearded Dragon é uma das que mais requer atenção.

O deserto Australiano é quente, ensolarado, árido e para que um Bearded Dragon seja mantido saudável em cativeiro, é importante que o criador simule as condições do cativeiro próximas às condições naturais.
A temperatura ambiente durante o dia dentro do terrário tem que ser entre 26.7 a 28.9 Celsius. E em uma das extremidades do terrário, deverá existir uma área de “basking area” que nada mais é do que um lugar para o seu Bearded Dragon possa receber mais calor. Esse ponto de calor vindo de cima (de uma lâmpada de calor) deve ser entre 35 a 37.8 Celsius.
Na extremidade oposta do terrário deverá existir um esconderijo escuro e fresco para que o seu Dragão possa fazer a termo regulação se assim ele desejar.

Nos próximos posts sobre esse assunto, irei falar de Lâmpadas de Calor/iluminação. Outras fontes de emissão de calor. Tapetes aquecidos, Lâmpadas UV e etc. Muita informação legal vem por aí.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Decoração do Terrário - Parte 4: Esconderijo e Abrigo

ESCONDERIJO E ABRIGO
Outro componente essencial na decoração do terrário do seu Pogona é o “esconderijo”. Também chamado de abrigo.

No mundo selvagem, o Pogona possui um grande número de inimigos naturais, lagartos monitores, aves de rapina, cobras, javalis e outros animais. Todos esses animais adoram encontrar com Pogonas. Como não são lagartos venenosos, e nem podem voar para evadir-se facilmente, a sua primeira defesa é correr e se esconder numa fenda entre rochas, um buraco ou qualquer outro local escuto até que o perigo passe.

Em cativeiro, esse instinto ou necessidade de solidão, escuridão e sentido de segurança, não devem ser ignorados ou subestimados pelos criadores.
Pogonas necessitam que em todas as fases de sua vida ter acesso a um ou mais local dentro do terrário para se esconder.

Como você já deve imaginar, Pogonas bebês e jovens necessitam desses locais mais do que os adultos precisam se esconder. No entanto, os Pogonas mais velhos precisam de um refúgio para se esconder com o intuito de relaxar como se quisesse escapar do mundo por um tempo.

A boa notícia é que, esses esconderijos podem ser feitos por você mesmo: Um vaso de argila quebrado ao meio, pedaços de placa de cortiça, pedaços de madeira ou você pode mesmo comprar um esconderijo para répteis em um Pet Shop.


Desde que você tenha um esconderijo para seu Pogona sumir completamente de vista, ele não vai ligar para de que material é feito esse abrigo. Mas é claro que, se você quer dar ao terrário um ambiente mais próximo do real, em um Pet Shop especializado para répteis você encontrará bons abrigos.
Quando colocar o esconderijo no terrário do seu Pogona lembre de que ele precisa de solidão e segurança. Coloque o esconderijo de modo que o mínimo de luz possa entrar no esconderijo, quanto mais escuro o interior do esconderijo, mais o seu Pogona vai gostar. Posicione a entrada do abrigo longe da visão de movimentos, pessoas circulando e etc., ou seja, preferencialmente para a parte de trás do terrário.

Em terrários grandes e que abrigam mais de um Pogona, você irá necessitar é claro de mais deu um abrigo. Pelo menos um por animal. Mesmo num terrário com apenas um animal, é recomendando ter duas ou mais opções de abrigo espalhado pelo terrário de maneira que o seu Pogona possa fazer a sua escolha de onde quer se esconder.

Seria um benefício também, ter um esconderijo na direção acima de um tapete térmico (falaremos mais sobre ele em breve) e outro no lugar mais fresco do terrário.
O esconderijo quente vai dar a solidão que o seu animal procura enquanto oferece aquecimento suficiente para ajudar no metabolismo e digestão, enquanto o não aquecido esconderijo vai dar escuridão, quietude e frescor para o animal.

Dessa maneira, seu animal para fazer a termo regulação não vai precisar escolher entre se esconder ou manter a temperatura do corpo dele como ele deseja.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Decoração do Terrário - Parte 3: Plantas

PLANTAS

Plantas também são uma opção no terrário do Pogona mas é preciso ter cuidado com o tipo de planta que será colocado no terrário. Plantas artificiais provavelmente serão as melhores opções já que não precisam de água, não soltam folhas, não morrem, e facilmente podem ser removidas, lavadas e colocadas de volta no terrário.

Plantas artificiais adicionarão beleza e estética natural ao terrário enquanto ao mesmo tempo requerem menos cuidado, atenção e manutenção.

Plantas vivas, por outro lado, podem apresentar uma gama de dificuldades em terrários internos. Plantas vivas necessitam serem regadas frequentemente, o que pode prejudicar o substrato. Durante a fotossíntese, as planas emitem água em forma de vapor no ar, sendo assim, qualquer planta viva irá aumentar significativamente a umidade do seu terrário.

Por causa da natureza onívora do Pogona, você poderá também encontrar problema pois o pogona pode se interessar pela planta e acabar comendo ela. Enquanto a planta pode parecer saborosa para seu pogona, algumas espécies de plantas possuem toxinas ou resinas que podem por em sério risco a vida do Pogona. Mesmo que a planta não seja tóxica ou não contenha nenhum composto prejudicial, ainda assim você terá o problema de seu pogna comer a decoração do terrário. Isso sem contar que, uma planta dentro de um terrário não deve ter troncos e galhos suficientemente fortes para segurar seu pogona pisoteando a planta.

Se ainda assim você decide ter uma planta no seu terrário, existem algumas espécies que podem ser usadas: Junipers pois requerem muito pouca água e emitem muito pouco vapor durante a fotossíntese e pode ser plantada em um vaso terra-cotta e esse vaso colocado em cima da areia.

domingo, 16 de novembro de 2008

Decoração do Terrário - Parte 2: Rochas

ROCHAS



Rochas grandes também são uma excelente opção como opção de local para seu Pogona receber calor, tão boa opção quanto o uso dos troncos de madeira.
Essas pedras são facilmente encontradas sem que seja necessário você comprar uma. Você só precisa tomar o cuidado e verificar se o formato é seguro, e se a pedra não apresenta ter fungos ou qualquer outra matéria que possa ser prejudicial à saúda do seu Pogona. Lojas de jardinagem, lojas de decoração (como Leroy Merlin por exemplo) também vendem pedras que podem ser usadas no seu terrário, ou você pode procurar em Pet Shops.

Pedra da Areia não apenas são lisas e retêm calor bem, mas também brilham em tons de laranja avermelhado o que esteticamente satisfazem o propósito de decorar o seu terrário.
É claro que, pedras naturais, grandes e largas, também são pesadas e facilmente podem quebrar o vidro do chão do seu terrário.

Sandstone


Pedras artificiais ou de cerâmica também estão disponíveis à venda. São excelentes opções, aparência natural, levíssimo e atendem ao propósito.

Decoração do Terrário - Parte 1: Troncos e Galhos

TRONCOS E GALHOS

Para começar, você irá querer investir num solido, amplo e alto tronco que possa ser escalado. Pogonas absolutamente amam escalar, empoleirar-se e estender-se ao sol num adequado e amplo tronco de madeira. Para Pogonas jovens galhos secos de pé de uva funcionam bem.

Disponível em qualquer Pet Shop que tenham produtos para répteis, também conhecidos como “sandblasted grapevine” são porosos e deformado, isto é, facilitam com que as unhas se prendam para escalar, e são assim ideais para Pogonas jovens tomarem calor do jeito que desejarem subindo no topo desses galhos.

Sandblasted Grapevine


Esse mesmo produto é pequeno para acomodar um Pogona grande ou adulto. Então um tronco mais largo será necessário. Um tronco “driftwood” é excelente.

Driftwood


Driftwood é um tronco de madeira que foi lavado muitas vezes pelo mar ou pelo rio e sofreu ação do vendo, ondas, ou do homem. É fácil encontrar esse tipo de tronco em regiões como essa, mar, rios, e etc.

Eles normalmente são largos e oferecem uma excelente opção para seu pogona adulto escalar e aproveitar o calor da lâmpada do seu terrário.
Tanto o “Sandblasted grapevine” e o “Driftwood” podem ser lavados quantas vezes forem necessárias e duram por muito tempo. Além de uma ótima escolha, são esteticamente bonitos para o terrário.Nos próximos Posts vou falar sobre rochas, plantas e locais para se escoder dentro do terrário.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 8: Substrato - Produtos a base de papel

PRODUTOS A BASE DE PAPEL

Outro tipo de substrato que você pode usar é o jornal reciclado. O Jornal reciclado é produzido com papel reciclado lavado e desfiado. Não é muito comum no Brasil, mas nos Estados Unidos, qualquer Petshop tem isso. Tratam-se de pedaços de jornal em migalhas e são usado para forrar o chão da casinha de vários animais, não só de repteis.

Esse substrato é fofo, leve e é uma ameaça mínima a vida do animal se um pequeno pedaço for ingerido. O único problema desse material é ele ser propenso a retenção de umidade. Se você vive em uma região onde a umidade relativa do ar é alta, nem pense em usar esse tipo de material como substrato. Um outro problema é que, jornal não cria um habitat como o natural, como seu Pogona gostaria de ter.

Numa região onde a umidade é baixa ou o ambiente é controlado por um desumidificador, Jornal reciclado pode funcionar bem. O Pogona pode querer revirar o jornal na tentativa de se enterrar nele, isso vai fazer com que uma grande bagunça ocorra, e a limpeza, remoção das fezes e resto de comida seja muito mais difícil.

Um grande numero de criadores usam também o jornal inteiro, as folhas de jornal pois é barato, fácil de encontrar, fácil de limpar e trocar, no entanto é esteticamente feio e ainda inibe o seu Pogona a habilidade de se enterrar. Pogonas têm uma fixação natural em se enterrar, por motivos como: dormir a noite, esconder-se de predadores, termoregulação e eles precisam ter como praticar essa habilidade quando em cativeiro. E mais uma vez, eles vão tentar cavar o jornal, podendo até defecar e o jornal cobrir as fezes, criando uma pequena bagunça e talvez um ambiente prolifero para bactérias.

Eu estou traduzindo esse livro, com o intuito de saber o suficiente para cuidar dos meus Pogonas, dos quais pretendo iniciar a criação em Janeiro. A minha escolha ficou pela areia. Estou levando 10kg de areia comprada no USA, areia fofa e calceificada. Quero prover o ambiente bem próximo deum deserto para o meu Pogona.

Faça a sua escolha agora que ja têm informação suficiente sobre substrato!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 7: Substrato - Casca, Serragem, Cascalho de Árvore

CASCA, SERRAGEM, CASCALHO DE ÁRVORES


Serragem, Casca, Cascalho de árvore ou folhagem (existem uma variedade imensa disponível em muitas pet shops e lojas de jardinagem) também podem ser usados como substrato, mas você deve lembrar-se que Pogonas são moradores dos desertos e substratos retentores de humidade como cascas, cascalho de madeira, folhagem, casca de arvore e etc, poderão manter o terrário muito úmido para acomodar um Pogona nesse terrário. Tenha muito cuidado ao usar esse tipo de substrato e tenha segurança de que a umidade dentro do terrário fique dentro dos limites aceitáveis.
Se você puder controlar a umidade dentro do terrário, pode até usar esse material como substrato.

Cascalho ou serragem de Pinos, Cedros, Pinheiros NUNCA deverão ser usados como substrato num terrário de Pogona. Estas árvores contém pesados e fortes óleos perfumados, seivas e resinas que podem danificar seriamente o organismo olfatório do seu Pogona (Nariz, Língua), pode também causar danos irreversíveis ao sistema respiratório de seu animal e danos a pele. Não irá comprometer apenas o olfato e paladar do seu Pogona bem como esses óleos e resinas irão causar um grande nível de stress para o Pogona. E o stress pode levar seu animal a se alimentar mal, perder o apetite e comprometer o sistema imunológico.

A opinião pessoal dessa pequena criatura que vos escreve é: NÃO USE! Combina bem com iguanas, cobras e animais de florestas tropicais... Mas com um animal do deserto.. nao mesmo!

E não se esqueçam... amanhã tem mais um post novo...

Tem algo pra agregar? comente!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 6: Substrato - Carpetes e "Cage Liners"

CARPETES E "CAGE LINERS"



É claro que a areia não é a única opção aceitável como substrato para o terrário do seu Pogona. Muitos criadores relatam o sucesso no uso de tapetes especializado para Répteis. (Não confunda com carpete ou tapete de uso residencial, interno ou externo). Além do carpete, tem algo que é chamado no livro de “Cage Liners” e que eu não consegui explicar bem o que seria, mas procurando na internet, me pareceu ser um tipo de papel absorvente, um pouco mais duro que um papel normal, biodegradável, sem toxinas e próprio para répteis (mais informações em: http://www.cageliners.net/). Vide foto a seguir:
O maior benefício desses carpetes são a facilidade de limpeza. Quando o carpete começa a ficar sujo, apenas remova do terrário e lave com um sabão bactericida. Depois é só colocar para secar e usar de novo.


Os carpetes ajudam também ao Pogona absorver o máximo de aquecimento do que qualquer outro substrato que você possa usar.



Para deixar BEM claro, não é para usar carpetes comuns. São Carpetes adquiridos em Pet Shops e próprio para o uso com répteis (como o da foto abaixo). Os tarpetes comuns contêm fibras das quais podem se soltar e ser ingeridas ou lambidas pelo animal obstruindo o intestino do animal e levando a morte.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 5: Substrato - Areia

SUBSTRATO


Quando o assunto vem a tona, há um considerável debate entre os criadores sobre qual é o melhor substrato para o seu Pogona.

Areia e material similar
Na natureza, o Pogona vai passar toda a sua vida sobre a fina areia do deserto Australiano e pequenos cascalhos de pedra (daqueles parecidos com pedra de aquário). No entando, alguns criadores acreditam que Pogonas em cativeiro vivendo sobre areia correm o risco de sofrer uma ingestão de uma pequena quantidade de areia bloqueando seu sistema digestivo e bloqueando seu intestino causando enormes problemas de saúde e levando seu animal a morte. É uma situação incomum. Criadores com maisde 25 anos nunca viram problemas desse gênero causados por areia.
Cascalhos de pedra (Pebbles e Gravel - foto) sempre são vendidos como substratos perfeitos para o sue Pogona, no entanto alguns Pogonas já precisaram de cirurgia para remover um bloqueio no intestino causado por uma minúscula pedra dessas. Esse não é o único problema... Pequenas pedras podem facilmente causar dano aos dentes do seu Pogona. Minúsculas pedras podem ser ingeridas por exemplo, quando seu animal esta tentando devorar um grilo ou tenébrio sobre o substrato. E por fim, resíduos, fezes, comida e etc, tendem a descer para baixo dos cascalhos de pedras criando um terreno fértil e insalubre perfeito para a proliferação de bactérias.

Se você estiver preocupado com o bloqueio do sistema digestivo que a ingestão de areia ou pedras possa causar mas ainda assim deseja usar areia como substrato, você tem duas opções.
Sua primeira opção é usar areia macia ou não-sílica e salpicar em pequenas quantidades suplemento de cálcio sobre a superfície da areia, mistura com a areia e então salpica suplemento de cálcio sobre a superfície da areia outra vez.
Esse cálcio em pó vai assegurar que, se seu Pogona ingerir uma pequena quantidade de areia enquanto come seu grilo ou outro alimento, irá ingerir também uma pequena quantidade de cálcio suficiente para estimular o sistema digestivo do seu dragão e ajudando a areia a chegar ao seu destino final.
Uma segunda opção seria comprar areia baseada em cálcio (foto) em um Pet Shop especializado. Normalmente existem diversas marcas nos Pet Shops do USA. Essa areia é feita com cálcio, e qualquer quantidade que seu Pogona ingerir será metabolizada pelo organismo sem nenhum efeito negativo para a saúde do seu Pogona. Essa areia é oferecida em diversas cores. O único problema nessa escolha é o preço exorbitante da areia que pode custar muitas vezes mais que a areia comum. Se você optar pela areia, tanto a macia, não-sílica ou a areia de cálcio) você precisará de pelo menos 7.6 a 10.2 cm de profundidade de areia no chão do terrário.
Na natureza, o Pogona naturalmente se enterra por varias razoes e algumas vezes seu Pogona vai querer fazer o mesmo para termo regulação ou para dormir. Pogonas nervosos ou estressados, especialmente aqueles que acabaram de chegar no seu novo habitat encontrarão grande conforto se enterrando no substrato. Seja qual for a razão, é um comportamento natural.
Uma camada fina de areia, fará com que seu Pogona sinta-se frustrado caso ele tente se enterrar e não consiga.
Nos próximos post, falarei sobre sobstrato, falando das outras opções diferentes de areia...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 4: Umidade

UMIDADE

Uma vez que você decidiu o tamanho, material e etc, é hora de tratar do assunto: umidade e ventilação. Pogonas são lagartos do deserto e um baixo grau de umidade é vital para a sobrevivência em cativeiro. Evite tampas fechadas de plástico ou vidro pois isso fará com que o ar estagnado dentro do terrário prejudique o sistema respiratório de seu lagarto. Tampas feitas de ferro ou com uma tela de ferro montada em uma moldura, uma borda de plástico ou metal, são as melhores. As tampas de tela de ferro não só vão oferecer oxygênio fresco entrando no terrário como vão oferecer a dissipação da umidade e gases nocivos associados a respiração e defecação do seu Pogona.

A umidade pode também ser controlada se colocada apenas um pequeno recipiente de água pro seu dragão, já usando um recipiente grande com água, irá aumentar a umidade a medida que a água evapora. Se você vive numa região onde o índice de umidade relativa do ar é alto, como regiões litorâneas ou pantanosas provavelmente necessitará de um desumidificador (foto) junto ao terrário.



A umidade ideal no habitat do Pogona é entre 35 e 40%, o que é quase idêntico a umidade relativa do ar encontrada pelos Pogonas em seu habitat natural no imenso deserto Australiano.

Sob circunstânias normais no entanto, não é necessário um equipamento adicional para manter a umidade baixa, o que pode até oscilar entre 45 e 50%, não mais que isso.

Note que no terrário da foto, apesar de a parte de cima conter partes de vidros, boa parte do terrário é aberto, facilitando assim a ventilação.

Nos próximos Post você vai saber sobre: SUBSTRATO, ACESSÓRIOS, TEMPERATURA, LAMPADAS e TERRÁRIOS EXTERNOS

domingo, 9 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 3: Segurança

SEGURANÇA

Segurança no terrário do Pogona é um assunto importante, e trata também da segurança individual de cada pogona no terrário. Se criados em uma bacia como falado anteriormente ou num terrario fundo e aberto em cima, a chance de um animal escapar é mínima uma vez que ele não escala superfícies íngremes e/ou lisas.

Manter a parte de cima aberta é benéfico para controle da umidade e circulação de ar dentro do terrário.
Porém, se o seu terrário tem rochas ou superfície escalável que permita que seu Pogona alcance a saída, é melhor manter o terrário fechado na parte de cima também.

Muitas lojas especializadas na venda de terrários possuem também, tampas que se encaixam perfeitamente sem deixar alguma folga no terrário.
Tampas de metal são as melhores. Tampas de plástico, provavelmente irão quebrar, rachar, derreter ou queimar depois de um pouco de luz intensa e aquecimento que você precisa oferecer ao seu Pogona. Tampas de metal não têm esse problema.
Se uma tampa pesada é suficiente para manter o seu dragão dentro, certifique-se que é o suficiente para manter intrusos do lado de fora.

Quando se têm um gato ou cachorro em casa, você certamente precisa se preocupar em manter longe o seu pogona do focinho do seu felino, mantendo o seu terrário trancado.
O mesmo se você tiver criança em casa.

Se uma criança manuseia um Pogona sem supervisão, ambos correm perigo. As crianças podem levar a mão a boca ao manusear o animal ou até mesmo colocar o animal na boca, ou ainda podem machucar seriamente o animal ao manusear.

Vem aí nos próximos posts : UMIDADE, SUBSTRATO, ACESSÓRIOS, TEMPERATURA, LAMPADAS e TERRÁRIOS EXTERNOS.

O Terrário - Parte 2: Tipo

TIPO
Uma segunda questão que sempre surge quando da construção do terrário, é que tipo de material usar para a construção dele. Vidros de aquário são excelente escolhas. Eles são fáceis de limpar, oferecem uma excelente visibilidade tanto para o criador observar o animal quanto para o animal observar o lado de fora. Além do que, podem durar por muitos e muitos anos (a menos que ocorra um acidente e seja preciso trocar o vidro).

Plástico ou acrílico recentemente se tornaram popular entre os criadores de repteis já que são mais leves, fácil manutenção, mantêm a temperatura muito bem e são esteticamente agradável para dentro de casa.
Enquanto esse tipo de material é aceitável para um grande número de cobras ou alguns lagartos, eu não recomendo o uso deles para um Pogona. Acrílico e Plástico racham facilmente e como os Pogonas são normalmente acomodados sobre a areia como substrato, o acrílico ou plástico facilmente começará a ficar fosco, e com uma aparência de que há sempre areia na parede do terrário, reduzindo a visibilidade do habitat do Pogona e transformando um terrário bonito em uma pequena monstruosidade.

Alguns terrários são feitos com portas de vidro de correr, na frente do terrário, o que é bastante aceitável.

Outro inconveniente do terrário de acrílico é que eles não podem permitir a ventilação, tanto quanto o seu Pogona vai exigir.
Terrários de acrílico são conhecidos por manter muito bem a humidade e uma espécie de mofo (perfeito para criação de anfíbios)e que são definitivamente prejudiciais para a saúde e sobrevivência de um Pogona por muito tempo.

Alguns criadores que não se preocupam nem um pouco com seu Pogonae nem com a estética de um terrário, usam bacias de alumínio (daquelas de servir água para bois, cavalos). Apesar de oferecerem uma grande espaço de chão para o Pogona, são facilmente iluminados e aquecidos prendendo as lâmpadas corretamente, no entanto, não é nem um pouco recomendado a criação de Pogona nesse tipo de terrário de metal opaco por não permitirem que, em nenhuma direção, seu Pogona possa ver o que está acontecendo a sua volta, como se tivesse caído em um grande buraco ou poço furado no chão e lá estivesse preso.


Pogonas são animais inteligentes e visão panorâmica é excelente para o desenvolvimento de certas capacidades do seu lagarto.
Privar seu animal de ter uma visão completa do seu ambiente em sua volta causa deficiência do estímulo visual, problemas de saúde mental, aumenta o nível de stress, mexe com o apetite e eventualmente com o sistema imunológico do seu animal. Essa falta de estímulo é contrariada por alguns criadores afirmando que diariamente tiram seu animal desse tipo de terrário e deixam soltos praticando diariamente o exercício visual.

Vem aí nos próximos posts : SEGURANÇA, UMIDADE, SUBSTRATO, ACESSÓRIOS, TEMPERATURA, LAMPADAS e TERRÁRIOS EXTERNOS.