quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Alimentação: Gut-loading

GUT-LOADING

É importante lembrar que a maioria dos itens usados para alimentar o seu Dragão, não oferecem todos os nutrientes que o seu Dragão necessita.
Com o objetivo de suprir essa carência, criadores são orientados a utilizar a técnica de Gut-loading nos alimentos antes de oferecidos ao seu animal.
Gut-loading é um processo feito no Maximo a 48 horas antes de alimentar o animal nos quais os alimentos que serão oferecidos, normalmente grilos e tenebrios, são colocados em um pote separado dos demais e o fundo do pote é coberto com comida de peixe tropical, pasta de comida para cães (tipo aquelas latas de Pedigree champ) ou cereal instantâneo para bebê.

Para oferecer aos grilos água e mais nutrientes inclua alguns vegetais como cenouras, batata doce, fatias de laranja, alfafa.

Durante as próximas 48 horas os insetos irão consumir uma alta dose de alimentos nutritivos e quando eles forem servir de alimentos ao seu Dragão, eles irão transferir esses nutrientes para o seu animal.

Servir insetos que passaram pelo processo de Gut-loading fazem uma grande diferença no desenvolvimento dos Pogonas jovens, em desenvolvimento ou recuperar a forma de dragões fracos e magros.

Suplementos vitamínicos específicos para répteis podem também serem oferecidos salpicando o suplementos nos grilos ou tenebrios antes de oferecer ao Dragão.

Existem também alimentos para insetos que oferecem os nutrientes para fazer o gut-loading deles.

Alimentação: Dieta

DIETA NATURAL
Na natureza selvagem, Pogonas são onívoros oportunistas dos quais sua dieta depende completamente da fonte de alimentação disponível naquele momento. Quando em uma área de vegetação densa, um Pogona selvagem irá comer folhas, caules macios, frutas, sementes, etc.
Provavelmente, esse mesmo Pogona irá encontrar por perto uma rica variedade de insetos.
Qualquer invertebrado infeliz que passar pela frente do Pogona corre sério risco de virar o jantar dele. Adultos grandes também irão consumir camundongos, pequenos pássaros, outros lagartos pequenos e até mesmo pequenas cobras. Essa variedade de proteína animal e vegetal ajuda a assegurar que o Pogona receberá todas as vitaminas necessárias, minerais e nutrientes necessários para crescer bem e saudável.




DIETA EM CATIVEIRO
Enquanto é impossível simular com perfeição essa vasta variedade encontrada no ambiente natural, podemos chegar perto oferecendo muitos animais vivos e matéria vegetal.
Itens recomendados seriam: Grilos, Larvas de Farinha, Larvas de Cera, Moscas de Frutas, Tenébrios, baratas, camundongos rosa, pequenos lagartos (geckos e anoles) e até ratos adultos.
Matérias vegetais devem incluir: Repolho verde e repolho roxo, Couve, Couve galega, cenouras, Broto de cenoura, mostarda verde, Rúcula, salsa, Brotos de alfafa, uvas descascadas, Quiabo, feijões verdes, Alface romana, hibiscos, ervilhas verdes e folhas e flores de dente-de-leão. Todos os alimentos devem ser livres de pesticidas ou substancias agrotóxicas. Folhas e vegetais devem ser picados, ralados ou cortados em pedaços pequenos, com a mão ou uso de uma faca ou ralador ou até mesmo um processador de alimentos, e devem ser misturados de modo a evitar que o animal escolha o que vai comer.

Ração própria para Pogonas também podem ser oferecidas, salpicando ou misturando com os outros alimentos. Devem ser usados como “complementos” e nunca como alimentação regular. Recomendado oferecer rações ou alimentos processados especial para Pogonas uma vez por semana apenas, já que uma dieta de ração é tão rica que pode levar rapidamente o animal a obesidade.

Alimentação

ALIMENTAÇÃO

A hora da alimentação, certamente é a experiência de maior destaque de qualquer Dragão Barbado. Criadores jovens e iniciantes em particular apreciam seu Dragão deliciando-se quase sempre de maneira cômica e com entusiasmo a sua refeição.

Dragões jovens irão circular suas presas e visivelmente preparar-se movendo se para frente e para trás esticando seu pescoço até a hora do bote final.
Dragões adultos normalmente não desperdiçam tanto tempo e partem para o ataque.
E já que nunca é chato a hora da refeição do seu Pogona, não desperdice esse momento, este pode ser um grande momento para apreciar o seu animal.
Dar com a mão um grilo para ele é uma excelente maneira de interagir com o Pogona. Mas cuidado, Pogonas jovens e adultos vão com tanta sede ao pote que são incapazes algumas vezes de distinguir a diferença entre o grilo e o seu dedo. Usar pinças própria para alimentação de repteis ou luvas especiais para essa atividade é altamente recomendado.

Alguns criadores se empolgam tanto ao alimentar seu Pogona que acabam deixando com que eles cresçam obesos. É importante estabelecer parâmetros para uma boa alimentação seguindo uma programação.