quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Alimentação: Programando a Alimentação


PROGRAMANDO A ALIMENTAÇÃO

Monitorando de perto a quando e quanto o seu dragão come, você saberá quão rápido  ele cresce e se algum nutriente pode estar faltando para o seu desenvolvimento, enquanto ao mesmo tempo você poderá evitar uma má alimentação ou alimentação excessiva  e obesidade.

É claro que nem todos os dragões são iguais e em vários estágios da sua vida as suas necessidades de comida e alimentação serão diferentes. Por este motivo delineamos três diferentes amostras de método de alimentação, um para cada fase: babies, jovens e adultos. Alimente o seu dragão com a quantidade de insetos que ele conseguir comer em 5 minutos.

 

BABIES

O período em que o seu dragão é um bebê é facilmente o estágio dá vida deles onde o animal é mais frágil. É muito importante que durante esse período o seu animal receba uma ampla gama de nutrientes. Os bebês referem-se aos animais que têm até 4 ou 5 meses de vida. A quantidade de comida recebida é importante, mas o tamanho da comida também é muito importante. Dragões babies NUNCA deverão receber insetos com tamanho maior que a sua cabeça. Oferecer insetos maiores que sua cabeça pode seriamente machucar seu animal ou levar até a morte.

Moscas (Tephritidae), Grilos de até 5mm, e tenébrios pequenos são ótimas escolhas. Por causa de seu apetite voraz, dragões bebês tentarão comer todos os insetos sem se importar com o tamanho.

Sabe-se que dragões babes que comerem insetos muito grandes podem entrar em um estado de paralisia ou mesmo morrer.

Tenébrios parecem ser os mais problemáticos. Não é recomendado alimentar dragões bebês regularmente com tenébrios.

Por estarem em um estágio de rápido crescimento, dragões babies têm necessidades de nutrientes diferentes de um dragão adulto. Eles precisam receber uma alta porcentagem de insetos e outras proteínas animal na sua dieta mais do que os dragões adultos.

A dieta dos dragões jovens precisa ser  entre 60% e 80% de proteína animal e 20% a 40% de matéria vegetal enquanto um adulto, por outro lado, precisam de uma dieta de 20% a 25% de proteína animal e 75% a 80% de vegetais.

Por causa do seu rápido metabolismo durante este estágio da vida, os dragões bebê precisam ser alimentados varias vezes ao dia. Ofereça pequenos insetos três a quatro vezes ao dia. Salpicar uma das refeições por dia com suplemento de Calcium/D3, isso se você já não adicionou estes suplementos ao realizar o “gut loading” dos insetos. Se você alimenta seus dragões exclusivamente com insetos que tenham passado por Gut loading que contenham vitaminas e minerais, não é necessário salpicar os insetos com um suplemento adicional de vitaminas e minerais.

Você deve oferecer pequenos e picados vegetais e folhas verdes pelo menos três vezes por semana, sendo que se puder fazer diariamente é recomendável. Esteja certo que os vegetais e folhas estejam finamente picados ou ralados. Tenha em mente que alguns dias o seu dragão estará com mais fome do que outros dias. De repente uma alimentação pesada na segunda-feira pode resultar num dragão aceitando menos comida na terça-feira, isto é perfeitamente normal e aceitável. Dragões jovens estão em um estágio rápido de desenvolvimento também e irão comer de acordo com sua necessidade acompanhando seu metabolismo. Um terrário bem preparado, amplamente aquecido e um dragão saudável, raramente ele vai deixar de comer toda sua refeição.

Lembre-se que, por ter um metabolismo acelerado e suas reservas são muito baixas os dragões babies jamais podem deixar de ser alimentados. Diferente de um dragão jovem ou adulto, ficar sem alimentação pode levar seu dragão a morte em questão de pouquíssimos dias.

Ofereça ao seu Dragão sua alimentação regularmente mesmo que ele recuse comer ou aparente não ter fome.

Se você estiver criando mais de um dragão junto no mesmo terrário é importante que cada um tenha o suficiente para comer. É sempre comum que o dragão maior coma mais que os menores e impeça que os mesmos cheguem perto da comida. Isso é crítico, e deve ser evitado e os dragões devem ser separados na hora de comer se for necessário.

Infelizmente no Brasil não é facil encontrar uma variedade grande de Insetos para aliementar o seu animal.

Nos próximos posts você vai ler tudo sobre a dieta de um dragão jovem e a de um dragão adulto, verá também um tópico relacionado a ''água" e problemas com alimentação.

Tenébrio Molitor Locust
Grilo escuro
Grilo Marrom
Verme Manteiga

Verme da Cera

Minhoca da Terra

33 comentários:

Roberto Citelli disse...

Olá...
O tenébrio é relativamente fácil, e aquele grilo pequeno (parece com a foto que vc colocou como, grilo marrom, não lembro a espécie, sabe a espécie?) não é dificil tb.

Abração

Anônimo disse...

Olá,
Gostaria de saber o pq não é recomendado alimentar filhotes com Tenébrio.
Pergunto isso pq o meu filhote se recusa a comer Tenébrio e no momento só esta sendo alimentado com vegetais.

Abs,

Raphael

Pogona Vitticeps disse...

Raphael, que bom que pelo menos ele está comendo vegetais.
Mas.. e os grilos? ele não tem comido grilos???

Bem, tenébrios contém alto teor de gordura, o que além de deixar seu filhote obeso, deixa ele "lerdo", o sistema imunologico fica mais lento com tanta gordura no corpo. MAs alimenta-lo moderadamente eu não creio que seja um problema grande.

Ofereça grilos tambem... qtos meses e qual o tamanho dele?

Quais vegetais ele está comendo?

Anônimo disse...

Olá,
Eu estou alimentando com repolho, couve, salsa e cenoura. Ainda não consegui um lugar para comprar grilos, estou em busca.

Ele vai fazer 2 meses dia 8/03, mas esta comigo somente a 2 semanas, tem aproximadamente uns 15cm.

Obrigado pelo esclarecimento.

[],

Raphael

Pogona Vitticeps disse...

Raphael...

Quanto aos legumes e vegetais que está oferecendo, eu acho que estão ok, o problema é a Regularidade que voce oferece. Nesta fase (ate os 5 meses de vida, vegetais não devem ser mais do que 30% da refeicao semanal. 70% deve ser de proteína animal, ou seja, insetos vivos, comprado (não vá caçar insetos na rua).

Quanto aos grilos, faça como eu, encomende no site: http://www.repteisbrasil.com/

Eu só compro com ele... Pela idade do seu Pogona, recomendo começar com o de 5mm.

Compre uns 250 grilos para ver se o seu Pogona vai se adaptar fácil, normalmente eles ADORAM e devoram os grilos. Ofereça uns 5 ou 10 pela manha. Novamente uns 5 ou 10 logo após o almoço e mais uns 5 ou 10 de tardinha.

Observe que se ele comeu 10 de manha, dificilmente vai comer 10 logo após o almoco, mas poderá comer 10 de tardinha... Veja como ele aceita a alimentacao e o quanto ele come.

Abraços e boa sorte

Anônimo disse...

Olá,

Obrigado pelas dicas, conforme sua indicação, comprei os microgrilos com a repteisbrasil.com e o filhote esta se alimentando mto bem.

abs,

Raphael

Anônimo disse...

Olá, eles quando baby podem se alimentar de minhocas de terra tambem?

Grato.
Michel

Pogona Vitticeps disse...

Olá Michael.
Não vejo problemas em alimentar o dragão baby com minhoca da terra. Eu nunca alimentei por falta de encontrar disponivel para comprar as minhocas.

Anônimo disse...

Olá, minha pogona ta com 6cm de corpo e 15cm contando com o calda... Esse se alimenta bem, tem um ótimo terrário com toda iluminação necessária e controle de temperatura que está em torno de 35° a 40º... Dou alimento na boca dela às vezes e solto grilos para ela comer. Percebi que não gosta de peguem ela assim saindo correndo e “mordendo”... Isso é normal? Quando ela ficar mais velha que vai reconhecer o dono? Ou vai ser “agressiva” para sempre?

Grato.
Michel

Anônimo disse...

oi! estou muito afim de uma pogona já procurei muito gostaria q me ajudasse!!

Anônimo disse...

Boa tarde ! !

Amigo, gostaria de saber se vc me indica um lugar que vende pogonas (dragões) aqui no Rio de Janeiro.
meu email xande_max@yahoo.com.br
Vl.

Fico no aguardo...
56

Unknown disse...

Boa tarde;
Acabei de adquirir um Pogona baby.
Segundo quem passou, ela tem 3 meses!!
Peguei ela anteontem a noite!!
De lá até agora ela não comeu nada!! Nem sozinha, nem eu oferecendo!!
Percebi que el não está muito ativo, fica o tempo inteiro quase no mesmo lugar!!
Resumindo, ficou sem comer anteontem a noite, ontem o dia inteiro, e hoje até o presente momento não comeu nada!!
Está tudo ok com o terrário!!

Estou muito preocupado!!

O que pode ser??

Pogona Vitticeps disse...

Marcelo, eu não vi seu post antes, estava viajando, espero que nao seja tarde. Ela pode estar assustada, só isso. de um tempo a ela. O que você está dando pra ela comer? tente folhas de rucula e couve, tenebrios. As minhas por exemplo, nao comem grilos, e nao comem todo dia nao... veja o aquecimento do terrario... elas precisam de calor.

Anônimo disse...

Olá, o que fazer quando o animal está condicionado à comer somente inseto, é um pogona jovem de 2 anos.

Obrigado

Pogona Vitticeps disse...

Eu iria introduzindo folhas aos poucos... a verdade é que se ela estiver com fome (se voce deixar de alimentar por uns dias) é bem provavel que ela va aceitar as folhas... mas se nao aceitar, seja paciente, volte a oferecer insetos e continue tentando.

Unknown disse...

Olá, qual o custo médio mensal para tratar de 1 pogona? Estou querendo adquirir um, vai ser meu primeiro animal desse tipo e estou um pouco preocupado com os cuidados, principalmente com a alimentação.
Obrigado.

Unknown disse...

Galera, surgiu mais uma dúvida, estou pensando em fazer o terrário por conta própria, porém estou com uma dúvida referente à iluminação, penso em colocar uma lâmpada própria para répteis para emitir raios UV, mas qual o tamanho recomendado da lâmpada? Por exemplo, seu o terrário for de 1mt de comprimento, a lâmpada deve ter toda a extensão do terrário ou ficar apenas no centro? Ou apenas em um canto?
Valeu!

Pogona Vitticeps disse...

Fabio, depois que o terrario estiver pronto, o custo de manutencao 'e BEM baixo. verifique no site " repteisbrasil.com o custo dos insetos vivos, e no supermercado o preco das folhas :)

Quanto a iluminacao nao precisa necessariamente ser uma lampada do tamanho de toda extensao do terrario, mas uma lampada que a iluminacao atinja ao menos 70% do terrario.

Unknown disse...

Muito obrigado pelo retorno, pesquisei pra caramba na internet sobre isso mas não encontrei nada, na verdade o site que você me indicou foi justamente o que me deixou preocupado, segundo o site 1000 un. de micro grilo sai por 120,00 mais frete, e eu li em algum lugar que o Pogona baby come de 5 a 10 grilos por refeição, 3 a 4 vezes por dia, ou seja, entre grilos, vitaminas e folhas vou ter que desembolsar de 200 a 300 reais por mês, é isso mesmo ou estou enganado? Se for infelizmente está acima do que posso no momento, a situação está crítica! De qualquer forma obrigado pelo retorno.

Pogona Vitticeps disse...

Fabio, digamos que voce a alimente com 6 grilos 3 vezes por dia, 4 vezes por semana (e nas outras 3x voce de folhas), estamos falando em aprox. 288 grilos - ou mais ou menos 55 reais. Sendo que voce pode intercalar com larvas de tenebrio. Eu diria que 80,00 por mes seria um valor aproximado

Cartoon news disse...

Olá amigo, minha pogona baby não come grilos, tem problema eu dar tenebrios para ela? Estou a 2 meses tentando dar grilos e ela comeu duas vezes só, pareceu não gostar, nesse meio tempo o que salvou foi os tenebrios que ela devora

Pogona Vitticeps disse...

Tenebrios precisam ser em quantidade moderada pois pode deixar ela obesa. Ja tive pogona com o mesmo problema. O que funcionava era pegar o grilo pela cabeca com uma pinça pra grilos e ficar sacodindo ou esfregando na cara da pogona ate ela pegar ��

Oliver disse...

Olá, tenho um pogona de aproximadamente 3 meses, com 30 cm (de ponta a ponta). Ofereço grilos para ele mas ele não parece gostar muito, já comeu alguns mas não vai atras da maioria dos que eu coloco. Alem disso, não consigo fazer com que ele coma vegetais. Ja tentei dar cenoura, abobrinha e quiabo ralados, e espinafre e ele não come nada (comprei uma ração própria para lagartos também, mas sem sucesso). Por isso, dou ratinhos recém nascidos para ele comer, e ele ama (come por volta de um a cada dois dias), intercalando com tenébrios. Gostaria de saber se há problema em manter esta alimentação e como faço para que ele coma vegetais. Devo parar um pouco de alimenta-lo, para que ele fique com fome, e acabe comendo os vegetais? E, até quantos tenébrios aproximadamente eu posso dar para ele comer por dia?

Pogona Vitticeps disse...

Pogonas as vezes sao chatas mesmo... tenho que confessar... mas tente usar a pinça de alimentacao e "esfregar" o grilo na cara dela ate ela pegar... segure o grilo pela cabeça pra nao ter risco dele fugir (se pegar pela perna, a perna fica e o grilo foge)... quantos as folhas, tenta couve ou acelga tambem...

Unknown disse...

Oi . meu nome é Marisa. tenho um poglona de 5 meses , ele nao quer comer nada ,faz 24 horas que nao come ... o que faço ?

Pogona Vitticeps disse...

Marisa, não se espante se ela nao comer por alguns dias. Costumo dizer que quando ela tiver fome ela vai comer. Mas voce precisa observar mudancas de comportamento, peso e etc.

Verifique iluminacao, aquecimento e todas as outras dicas em outros posts neste bloque nao nao sao sobre comida, pois existem outros fatores que podem influenciar no apetite e ritmo biologico do animal.

Ainda assim, se estiver em duvida, recomendo procurar um profissional, se estiver em SP, pode falar com o pessoal da: Exotic Pets Clínica Veterinária

Rua Baronesa de Bela Vista 307 - Vila Congonhas - CEP: 04612-001 - São Paulo - SP
Tel. (11) 5041-0652 / M.V. Alessandro Bijjeni (11) 97419-6570

Anônimo disse...

Boa tarde, cinco dias atrás recebi meu filhote de pogona com dois meses.
Nas primeiras 24h não se alimentou de nada, entrei em contato com o criador e o mesmo me informou que o motivo era o estresse da viagem. Depois ela começou a comer, mas muito pouco. Até hoje ela só está se alimentando de tenébrios (média de uns três por dia) e um pouco de couve, isso só porque eu fico passando na frente dela até abrir a boca. Experimentei deixar o alimento dentro do terrário em um comedouro e ela nem chegou perto. Pelo tempo que passou acho que ela já deve estar se acostumando com o novo ambiente. O problema é que estou achando os hábitos alimentares muito precários, ela rejeita tudo que não seja tenébrios e couve e não come sozinha. Quero saber como posso melhorar isso, e também peço dicas de onde comprar o cálcio D3 que não encontro em lugar algum. Desde já, obrigado pela atenção.

Pedro Alencar
pedroalncr@gmail.com

Kwartin disse...

Opa pode ser qualquer espécie de minhoca? M8nhicas também são gordurosas?

Kwartin disse...

Olá, minh8cas vermelhas da Califórnia de compostagem são um bom.alimento? Tem muita gordura coko tenebrios ? Quais são os legumes e verfuras que a olho na pode comer ? Obrigado

Unknown disse...

Ola, eu tenho um casal de pogonas de 4 anos, eles tem comido insetos normalmente, porem eles se recusam a comer verduras, o que eu faço, e o que pode ser?

Gabriela disse...

Olá, tenho um pogona de 4 meses que adorava comer grilos, mas há cerca de 2 meses, não come mais. Fica com fome, comeu o próprio cocô, mas não come os grilos, nem oferecendo ou esfregando na cara dele. O que eu faço? O que ele tem?

Andrea disse...

É normal nós primeiros dias que chegam se negarem a comer, mas continue oferecendo logo ele vai estar habituado e comerá normalmente.

Andrea disse...

Para economizar vc mesmo pode criar os insetos, eu faço assim , crio baratas dubias e tenébrios gigantes, como seu é baby o melhor é o tenébrio molitor, como os grilos fazem muito barulho comprei uns desidratados na shopee não foi caro. Eu hidrato com água morna e dou, salpicão com calcio que rende bastante e polivitaminico 2x na semana.