terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Alimentação: Vitaminas e Minerais

VITAMINAS E MINERAIS



Bem como outros nutrientes, vitaminas e minerais também desempenham um papel fundamental no crescimento e saúde a longo prazo do Pogona. A mais notável dessas vitaminas são o D3 e o Cálcio, dos quais são responsáveis pela formação de ossos e dentes fortes e também é muito importante para o desenvolvimento de ovos saudáveis das fêmeas grávidas.

Tenha em mente que ambos, D3 e cálcio precisam ser oferecidos juntos já que os répteis não podem metabolizar adequadamente o Cálcio se o suprimento de D3 não estiver presente ou for muito baixo.


Lembre-se que a radiação Ultravioleta (Raios UV) do Sol estimula a produção de vitamina D3 através da pele do Pogona.

Pogonas adultos criados fora de casa que recebem grande quantidade de luz do sol não filtrada, precisarão menos de suplemento de cálcio, porém, ao menos uma vez por semana. Espécies babys (até 4 meses) necessitam de suplemento de cálcio + D3 diariamente e espécies jovens (de4 a 18 meses) necessitam de suplemento de cálcio em 3 a 4 refeições por semana.

 

Tenha cuidado com o tipo de suplemento de cálcio que está oferencendo já que eles possuem fósforo têm que ter pelo menos  uma relação de 2:1 de cálcio por fósforo ou 3:1 (mais recomendado).

 

Tenha também cuidado ao oferecer outras vitaminas e minerais para seu Pogona. Dar vitamina em excesso pode fazer mal para a saúde do seu Pogona. Vitamina A por exemplo, é retida pelo corpo do Pogona e pode acabar sendo tóxico se oferecido regularmente. Para evitar intoxicação por vitamina A, use um suplemento que contenha Beta Caroteno ao invés de outras formas de vitaminas.  Use um suplemento multivitamínico no Maximo duas vezes por semana para babys e uma vez por semana para jovens e adultos.


Esteja certo de que está usando suplemento de cálcio + D3 e suplemento de vitaminas que tenham sido desenvolvidos especificamente para RÉPTEIS. 

Não use suplementos que tenham sido desenvolvidos para pássaros, cães e outros animais.





10 comentários:

Anônimo disse...

Olah,
me disseram q na falta de insetos, carne moida ou frango desfiado cozidos servem!
isso funciona?
faz mal?
grato!

Roberto Citelli disse...

Eu já ouvi falar de carne moida, mas crua! Mas não sei se é uma boa idéia... tem que ver a quantidade de protéina que a carne moida oferece (q deve ser bastante). E ainda tem que ver se o animal reconhece como alimento... num sei. Além disso o inseto é um alimento que essa espécie está acostumada a comer na natureza, seria legal se aproximar disso.
Acho que nosso colega do blog te responderia melhor :)
Abraços

Pogona Vitticeps disse...

Eu não arriscaria. Principalmente que, como você falou, na falta de insetos, subentende-se que você quer dar carne ou frango diariamente duas ou até três vezes ao dia????
Eu nunca vi ninguem fazer isso e nem recomendo. No meio natural, um Pogona adulto come pequenos lagartos e roedores, mas em cativeiro, oferecer neonatos (filhote de rato com até 3 dias) é recomendado UMA vez por mês... imagine você dar carne TODO dia?

Anônimo disse...

SILICA GEL!
esse produto serve para retirar a umidade do local, é ATOXICO! (utilizado junto de remédios, alimentos...)
eu poderia usar isso para baixar a umidade do meu terrario, colocando essas silica gel em locais estrategicos(onde o pogona ñ tivesse acesso)???

sei q ñ tem haver com post, mas tai a pergunta...

muito obrigado!

Roberto Citelli disse...

Não teria que ter muito desse produto pra retirar a umidade do terrário? E mesmo atóxica o animal pode ingeri-lá e ocorrer uma obstrução, sei lá...
POGONA oq vc acha?

Unknown disse...

ouvi dizer que casca de ovo bem lava , seca e triturada, pode ser usada como suplemento de cálcio isso é verdade?
Se sim, posso misturar com a areia para fazer o que você disse no post de substratos correto?

Pogona Vitticeps disse...

Eu acho que casca de ovo não faria mal, mas teria que ser bem triturada ao ponto de virar pó. E outra, sei que casca de ovo tem cálcio, mas não sei se tem em suficiente quantidade para ser bom ou ruim para o Pogona. Eu ainda ficaria com os suplementos desenvolvidos por especialistas para esta função.

Unknown disse...

Ola amigo, estou a procura de um Pogona para comprar, ouvi dizer que é proibido no Brasil, Pode ajudar com alguma informação?

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de comprar o seu blog, favor enviar um email para hospedagem1234@hotmail.com

GuiBezerra disse...

Meu pogona e apenas um bebê . E caiu do galho do próprio terrario quando fui pegalo. Desde então ele não sobe em galhos e só dorme o tempo todo. O que posso fazer?