quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Alimentação: Gut-loading

GUT-LOADING

É importante lembrar que a maioria dos itens usados para alimentar o seu Dragão, não oferecem todos os nutrientes que o seu Dragão necessita.
Com o objetivo de suprir essa carência, criadores são orientados a utilizar a técnica de Gut-loading nos alimentos antes de oferecidos ao seu animal.
Gut-loading é um processo feito no Maximo a 48 horas antes de alimentar o animal nos quais os alimentos que serão oferecidos, normalmente grilos e tenebrios, são colocados em um pote separado dos demais e o fundo do pote é coberto com comida de peixe tropical, pasta de comida para cães (tipo aquelas latas de Pedigree champ) ou cereal instantâneo para bebê.

Para oferecer aos grilos água e mais nutrientes inclua alguns vegetais como cenouras, batata doce, fatias de laranja, alfafa.

Durante as próximas 48 horas os insetos irão consumir uma alta dose de alimentos nutritivos e quando eles forem servir de alimentos ao seu Dragão, eles irão transferir esses nutrientes para o seu animal.

Servir insetos que passaram pelo processo de Gut-loading fazem uma grande diferença no desenvolvimento dos Pogonas jovens, em desenvolvimento ou recuperar a forma de dragões fracos e magros.

Suplementos vitamínicos específicos para répteis podem também serem oferecidos salpicando o suplementos nos grilos ou tenebrios antes de oferecer ao Dragão.

Existem também alimentos para insetos que oferecem os nutrientes para fazer o gut-loading deles.

7 comentários:

Anônimo disse...

Pow muito legal a informação... Vi suas fotos no orkut, Expo-reptile, show hein?
Acabei de me formar em veterinária e minha área são animais selvagens/exóticos.
Ah e o Camaleão indo bem?
Abraços e sucesso.

Anônimo disse...

eu só não entendi se o gut loading para os insetos dispensa o uso cálcio e D# para o dragão. Poderia me esclarecer isso?

Pogona Vitticeps disse...

Olá "anônimo".
Eu não dispensaria o uso regular de Cálcio. Observe no texto onde diz:

"Suplementos vitamínicos específicos para répteis podem também serem oferecidos salpicando o suplementos nos grilos ou tenebrios antes de oferecer ao Dragão."

Anônimo disse...

Sera q poderia salpicar leite normal de vaca em cima dos alimentos apenas, antes de dar ao dragão?

Pogona Vitticeps disse...

Não faça isso!

O leite faz mal aos repteis. Se o alimento do reptil ingere leite, pode fazer mal pra ele.

Anônimo disse...

E recomendado dar insetos desidratados, e as vezes insetos vivos?
Para baby e jovens

Pogona Vitticeps disse...

Voce pode oferecer insetos desidratados e vivos para babies e jovens, mas nao SOMENTE isso. voce tem que oferecer um balanço incluindo além da fonte animal, fonte vegetal (veja alimentos recomendados em http://pogonabrasil.blogspot.com/)