sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Aquecimento e Iluminação - Emissores de calor

EMISSORES DE CALOR

Um segundo método de aquecimento é a lâmpada de cerâmica de emissão de calor.
Em formato similar a um sino, essas lâmpadas são compostas de uma espécie de resistência de ferro dentro de um pesado e duro invólucro de cerâmica. Essas lâmpadas usam o mesmo bocal de lâmpadas incandescentes e são vendidas em potências/watts diferentes e podem emitir uma grande quantidade de calor, muito mais do que lâmpadas normais de mesmo tamanho ainda que não emitam nenhuma luz. Por serem muito quentes, é importante que o bocal onde a lâmpada vai ser atarraxada, seja também de cerâmica, caso contrário, facilmente derreterá podendo causar um curto circuito ou incêndio. Pode se encontrar esse tipo de lâmpada em grandes Pet Shops na sessão de répteis, em lojas especializadas em vendas de artigos desse tipo ou até mesmo online.

Lâmpadas de cerâmica são excelentes para manter o aquecimento durante a noite já que não emitem luz para atrapalhar o sono do seu Pogona, não irá mexer com o metabolismo do animal.

Criadores que já possuem lâmpadas fluorescentes (UV) no terrário, preferem o uso de lâmpadas de cerâmica para oferecer calor, já que a iluminação já é oferecida pela lâmpada fluorescente ao mesmo tempo que emite os raios UV.

Caso exista outra fonte de iluminação no terrário, a lâmpada de cerâmica pode ser usada para oferecer o “basking spot”, ou seja, o local onde seu Pogona vai procurar quando quiser manter-se bem aquecido e aumentar a temperatura do seu corpo.

Da mesma maneira que as demais fontes de calor não devem entrar em contato direto com o animal, a lâmpada de cerâmica também deve estar livre do contato com seu Pogona. Elas aquecem tanto ao ponto de causar sérias queimaduras ao seu animal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de uma ajuda.

Estou montando meu terrário. Comprei uma cerâmica da zoomed 100W e uma repti glo de 15W.

Tenho dúvida de qnto tempo devo deixar cada lâmpada ligada.

Agradeço desde já.

Raphael

Pogona Vitticeps disse...

Olá Raphael!
A exposição aos Raios UV, ou seja, da sua lampada de 15w, deve ser de 10 a 12horas por dia, todos os dias.
E a lampada de cerâmica, deve ficar ligada o tempo necessário para manter a temperatura do terrário de acordo com as faixas de temperatura explicadas nesse blog.