domingo, 9 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 3: Segurança

SEGURANÇA

Segurança no terrário do Pogona é um assunto importante, e trata também da segurança individual de cada pogona no terrário. Se criados em uma bacia como falado anteriormente ou num terrario fundo e aberto em cima, a chance de um animal escapar é mínima uma vez que ele não escala superfícies íngremes e/ou lisas.

Manter a parte de cima aberta é benéfico para controle da umidade e circulação de ar dentro do terrário.
Porém, se o seu terrário tem rochas ou superfície escalável que permita que seu Pogona alcance a saída, é melhor manter o terrário fechado na parte de cima também.

Muitas lojas especializadas na venda de terrários possuem também, tampas que se encaixam perfeitamente sem deixar alguma folga no terrário.
Tampas de metal são as melhores. Tampas de plástico, provavelmente irão quebrar, rachar, derreter ou queimar depois de um pouco de luz intensa e aquecimento que você precisa oferecer ao seu Pogona. Tampas de metal não têm esse problema.
Se uma tampa pesada é suficiente para manter o seu dragão dentro, certifique-se que é o suficiente para manter intrusos do lado de fora.

Quando se têm um gato ou cachorro em casa, você certamente precisa se preocupar em manter longe o seu pogona do focinho do seu felino, mantendo o seu terrário trancado.
O mesmo se você tiver criança em casa.

Se uma criança manuseia um Pogona sem supervisão, ambos correm perigo. As crianças podem levar a mão a boca ao manusear o animal ou até mesmo colocar o animal na boca, ou ainda podem machucar seriamente o animal ao manusear.

Vem aí nos próximos posts : UMIDADE, SUBSTRATO, ACESSÓRIOS, TEMPERATURA, LAMPADAS e TERRÁRIOS EXTERNOS.

Nenhum comentário: