domingo, 9 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 2: Tipo

TIPO
Uma segunda questão que sempre surge quando da construção do terrário, é que tipo de material usar para a construção dele. Vidros de aquário são excelente escolhas. Eles são fáceis de limpar, oferecem uma excelente visibilidade tanto para o criador observar o animal quanto para o animal observar o lado de fora. Além do que, podem durar por muitos e muitos anos (a menos que ocorra um acidente e seja preciso trocar o vidro).

Plástico ou acrílico recentemente se tornaram popular entre os criadores de repteis já que são mais leves, fácil manutenção, mantêm a temperatura muito bem e são esteticamente agradável para dentro de casa.
Enquanto esse tipo de material é aceitável para um grande número de cobras ou alguns lagartos, eu não recomendo o uso deles para um Pogona. Acrílico e Plástico racham facilmente e como os Pogonas são normalmente acomodados sobre a areia como substrato, o acrílico ou plástico facilmente começará a ficar fosco, e com uma aparência de que há sempre areia na parede do terrário, reduzindo a visibilidade do habitat do Pogona e transformando um terrário bonito em uma pequena monstruosidade.

Alguns terrários são feitos com portas de vidro de correr, na frente do terrário, o que é bastante aceitável.

Outro inconveniente do terrário de acrílico é que eles não podem permitir a ventilação, tanto quanto o seu Pogona vai exigir.
Terrários de acrílico são conhecidos por manter muito bem a humidade e uma espécie de mofo (perfeito para criação de anfíbios)e que são definitivamente prejudiciais para a saúde e sobrevivência de um Pogona por muito tempo.

Alguns criadores que não se preocupam nem um pouco com seu Pogonae nem com a estética de um terrário, usam bacias de alumínio (daquelas de servir água para bois, cavalos). Apesar de oferecerem uma grande espaço de chão para o Pogona, são facilmente iluminados e aquecidos prendendo as lâmpadas corretamente, no entanto, não é nem um pouco recomendado a criação de Pogona nesse tipo de terrário de metal opaco por não permitirem que, em nenhuma direção, seu Pogona possa ver o que está acontecendo a sua volta, como se tivesse caído em um grande buraco ou poço furado no chão e lá estivesse preso.


Pogonas são animais inteligentes e visão panorâmica é excelente para o desenvolvimento de certas capacidades do seu lagarto.
Privar seu animal de ter uma visão completa do seu ambiente em sua volta causa deficiência do estímulo visual, problemas de saúde mental, aumenta o nível de stress, mexe com o apetite e eventualmente com o sistema imunológico do seu animal. Essa falta de estímulo é contrariada por alguns criadores afirmando que diariamente tiram seu animal desse tipo de terrário e deixam soltos praticando diariamente o exercício visual.

Vem aí nos próximos posts : SEGURANÇA, UMIDADE, SUBSTRATO, ACESSÓRIOS, TEMPERATURA, LAMPADAS e TERRÁRIOS EXTERNOS.

Nenhum comentário: