segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Decoração do Terrário - Parte 3: Plantas

PLANTAS

Plantas também são uma opção no terrário do Pogona mas é preciso ter cuidado com o tipo de planta que será colocado no terrário. Plantas artificiais provavelmente serão as melhores opções já que não precisam de água, não soltam folhas, não morrem, e facilmente podem ser removidas, lavadas e colocadas de volta no terrário.

Plantas artificiais adicionarão beleza e estética natural ao terrário enquanto ao mesmo tempo requerem menos cuidado, atenção e manutenção.

Plantas vivas, por outro lado, podem apresentar uma gama de dificuldades em terrários internos. Plantas vivas necessitam serem regadas frequentemente, o que pode prejudicar o substrato. Durante a fotossíntese, as planas emitem água em forma de vapor no ar, sendo assim, qualquer planta viva irá aumentar significativamente a umidade do seu terrário.

Por causa da natureza onívora do Pogona, você poderá também encontrar problema pois o pogona pode se interessar pela planta e acabar comendo ela. Enquanto a planta pode parecer saborosa para seu pogona, algumas espécies de plantas possuem toxinas ou resinas que podem por em sério risco a vida do Pogona. Mesmo que a planta não seja tóxica ou não contenha nenhum composto prejudicial, ainda assim você terá o problema de seu pogna comer a decoração do terrário. Isso sem contar que, uma planta dentro de um terrário não deve ter troncos e galhos suficientemente fortes para segurar seu pogona pisoteando a planta.

Se ainda assim você decide ter uma planta no seu terrário, existem algumas espécies que podem ser usadas: Junipers pois requerem muito pouca água e emitem muito pouco vapor durante a fotossíntese e pode ser plantada em um vaso terra-cotta e esse vaso colocado em cima da areia.

Um comentário:

Artes Prado Neto disse...

Boa tarde meu caro, gostaria de saber que preço sai as plantas artificias?tenho um terrario de 100x40 para minha corn snake e ficaria muito legal colocar ...