domingo, 30 de novembro de 2008

Terrário Externo - Construção, Segurança e Interior

CONSTRUÇÃO
Existem muitas opções para a construção de um terrário externo. Apenas o básico será dito aqui. Deve ser construída uma porta grande o suficiente para você entrar. Muitos criadores constroem uma porta dupla, para que você entre com segurança sem se preocupar se o Pogona irá escapar. A tela ou grade usada, os furos ou espaços devem ser no máximo da largura do seu dedo menor. Isso irá assegurar que seus Pogonas não escapem. E já que Pogonas são excelentes escaladores, não se esqueça de ter uma tela para fechar a parte de cima do terrário.

SEGURANÇA

O terrário precisa ser seguro o bastante não só para o seu Pogona não escapar, mas também para manter intrusos do lado de fora. Cães, cobras, gatos, gaviões, águias, raposas, coiotes certamente se deliciariam com um Pogona, lembrando que alguns desses animais podem até cavar para chegar dentro do terrário.
Algumas precauções podem prevenir o ataque desses predadores.
É recomendado durante a construção do terrário, fincar ao chão lado a lado ou cimentar, postes de madeira por pelo menos 30 cm no solo. Levar a tela ou a grade que será usada em volta do terrário até o solo também ajuda a prevenir a entrada de predadores e previne também incidentes como o seu Pogona resolver cavar para sair.
Outro método de prevenção de invasão de intrusos é o uso de duas telas em volta do terrário. Uma tela por dentro do terrário e outra pelo lado externo do terrário. De modo que o seu Pogona estará preso do lado de dentro cercado pela tela interna e nunca deverá ter contato com a tela externa. Essa tela externa pode até mesmo ser ligada a uma unidade eletrificada. Mas cuidado para que não haja contato entre a tela eletrificada e a tela não eletrificada.
A tela a ser usada do lado de dentro do terrário, preferencialmente deve ser de plástico, para evitar mutilações caso o Pogona resolva tentar usar as patas ou focinho para fugir. A tela externa, mesmo que não deseje ligar a uma unidade eletrificada, preferencialmente deve ser de ferro, arama, caso algum intruso tente entrar no terrário, se ele se mutilar não é uma má idéia.

INTERIOR

Uma vez que o terrário foi construído é hora de ajeitar ele por dentro. Rochas grandes e largas, troncos de madeira e outros materiais para que seu Pogona possa escalar e outras superfícies amplas serão necessárias. Esses itens dependerão também do número de Pogonas que pretende abrigar no terrário.
O ideal é que o terrário tenha uma quantidade grande de luz direta do sol sobre ele para que todos os Pogonas possam tomar sol direto. No entanto se houver uma entrada de sol limitada, esteja certo de que cada dragão terá acesso direto a essa quantidade limitada de sol no terrário. Construa múltiplos pontos de “Basking Spot” para que todos os Pogonas possam tomar sol o quanto desejarem.
Verifique também um numero igual de lugares para que os seus Pogonas possam fugir do sol quando desejarem fazer a termo regulação. Lembrando que para isso, pode ser que seu Pogona queira se enterrar na areia para se resfriar.
Incluir algumas plantas, além de ajudar na aparência, pode oferecer ao seu Pogona um pouco de comida. Saiba que, essas plantas então deverão ser trocadas regularmente, já que serão alimento do seu Pogona, certamente não sobreviverão por muito tempo. Verifique antes uma lista de plantas indicadas para a alimentação do Pogona. Não vá incluir no terrário uma planta tóxica. Sem esquecer que, plantas que necessitam de muita água para sobreviver, farão com que a umidade do terrário seja elevada, e isso não é nada bom.

Grandes bebedouros também serão necessários, já que seu Pogona precisará beber mais água do que os Pogonas criados dentro de casa. Colocar vários bebedouros espalhados pelo terrário é preferível a manter um único bebedouro. Já que o seu Pogona poderá sujar, defecar, e etc, contaminando o único bebedouro do terrário.
O mesmo vale para os comedouros. Ter dois ou três comedouros espalhados pelo terrário é melhor do que manter apenas um até porque um Pogona dominante poderá se apossar desse comedouro e inibir os demais de se alimentar.




Dicas interessantes de construção de terrário externo: http://www.riobravoreptiles.com/howto_outdoor.htm

2 comentários:

Rafael T. disse...

de qualquer forma, se eu construir um terrário externo, será necessário um interno para os periodos mais frios do ano?

Pogona Vitticeps disse...

Rafael,
Terrários externos exigem muito cuidado.

Quando ao frio, SIM, você vai precisar de um terrário interno. Observe na seção de aquecimento, Pogonas exigem um ponto de calor no terrário perto dos 40 graus. Mesmo um terrário externo eu recomendaria uma lampada de cerâmica em um dos cantos do terrário. Você verá que seu pogona vai passar o dia todo lá embaixo da lampada