quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 6: Substrato - Carpetes e "Cage Liners"

CARPETES E "CAGE LINERS"



É claro que a areia não é a única opção aceitável como substrato para o terrário do seu Pogona. Muitos criadores relatam o sucesso no uso de tapetes especializado para Répteis. (Não confunda com carpete ou tapete de uso residencial, interno ou externo). Além do carpete, tem algo que é chamado no livro de “Cage Liners” e que eu não consegui explicar bem o que seria, mas procurando na internet, me pareceu ser um tipo de papel absorvente, um pouco mais duro que um papel normal, biodegradável, sem toxinas e próprio para répteis (mais informações em: http://www.cageliners.net/). Vide foto a seguir:
O maior benefício desses carpetes são a facilidade de limpeza. Quando o carpete começa a ficar sujo, apenas remova do terrário e lave com um sabão bactericida. Depois é só colocar para secar e usar de novo.


Os carpetes ajudam também ao Pogona absorver o máximo de aquecimento do que qualquer outro substrato que você possa usar.



Para deixar BEM claro, não é para usar carpetes comuns. São Carpetes adquiridos em Pet Shops e próprio para o uso com répteis (como o da foto abaixo). Os tarpetes comuns contêm fibras das quais podem se soltar e ser ingeridas ou lambidas pelo animal obstruindo o intestino do animal e levando a morte.

2 comentários:

João Gabriel disse...

cara eu comprei desse carpete, mas meu pogona nao consegue andar nele pois suas unhas ficam presas nas fibras

Pogona Vitticeps disse...

João, tem certeza que o carpete é para repteis? é estranho pois meu iguana tem unhas gigantes e se adaptou muito bem ao carpete...