quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Comportamentos

Os pogonas não são apenas adimirados pela sua aparência física mas também prezam pelo seu comportmento único que são capazes de exibir em cativeiro, dos quais muitos criadores acham bonitinhos ou engraçados.


BRAÇO ACENANDO

Pogonas quando jovens são muito conhecidas pela prática de acenar o braço. Parado no substrato ou se bronzeando e esquentando em cima de uma pedra, um pogona bebê vai, sem uma razão aparente levantar uma de suas patas dianteira do chão, mantendo a sua garra acima da cabeça, e lentamente e de forma desordenada voltar a colocar a pata no chão.


Algumas vezes eles vão girar a pata em circulos antes de baixá-la.

Olhando bem, vai parecer que seu pequeno dragão está se alongando ou apenas dizendo um "olá!" para você. No meio selvagem, Pogonas são semi-sociáveis e exibem seus movimentos para se comunicar com outras espécies. Jovens e fêmeas podem acenar com a pata como um sinal de submissão ou não ter a intenção de ameaçar outro Pogona que esteja próximo.


BALANÇA A CABEÇA





Justamente o oposto do braço acenando, quando um dragão chacoalha a cabeça, ele está enviando um aviso ou desafiando dragões próximos. Se, por exemplo, um dragão está parado no topo de uma pedra do qual outro dragão deseja estar, o intruso rapidamente balança a cabeça anunciando o desafio. Se ele não desistir de sair de onde está, o dragão vai responder balançando a cabeça mais rápido ainda e agressivamente, no entando, é raro um combate fisico entre Pogonas.

Tanto o dominante ou submissivos gestos e comportamentos não são incomuns no mundo dos répteis e prevalecem especialmente em lagartos como jacarés e crocodilos.

Quando um macho residente balanç sua cabeça enquanto mira um macho bem menor, o cenário oposto também pode ocorrer. Uma vez que o macho maior lança seu desafio balançando a cabeça, o menor vai responder acenando com a pata, balançando a pata dando o sinal de submissão e que não quer confusão. Eventos parecidos acontecem na época do acasalamento.

Esse tipo de comportamento, em cativeiro, só pode ser observado com a presença de mais de um dragão no mesmo terrário.

Nenhum comentário: