sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 8: Substrato - Produtos a base de papel

PRODUTOS A BASE DE PAPEL

Outro tipo de substrato que você pode usar é o jornal reciclado. O Jornal reciclado é produzido com papel reciclado lavado e desfiado. Não é muito comum no Brasil, mas nos Estados Unidos, qualquer Petshop tem isso. Tratam-se de pedaços de jornal em migalhas e são usado para forrar o chão da casinha de vários animais, não só de repteis.

Esse substrato é fofo, leve e é uma ameaça mínima a vida do animal se um pequeno pedaço for ingerido. O único problema desse material é ele ser propenso a retenção de umidade. Se você vive em uma região onde a umidade relativa do ar é alta, nem pense em usar esse tipo de material como substrato. Um outro problema é que, jornal não cria um habitat como o natural, como seu Pogona gostaria de ter.

Numa região onde a umidade é baixa ou o ambiente é controlado por um desumidificador, Jornal reciclado pode funcionar bem. O Pogona pode querer revirar o jornal na tentativa de se enterrar nele, isso vai fazer com que uma grande bagunça ocorra, e a limpeza, remoção das fezes e resto de comida seja muito mais difícil.

Um grande numero de criadores usam também o jornal inteiro, as folhas de jornal pois é barato, fácil de encontrar, fácil de limpar e trocar, no entanto é esteticamente feio e ainda inibe o seu Pogona a habilidade de se enterrar. Pogonas têm uma fixação natural em se enterrar, por motivos como: dormir a noite, esconder-se de predadores, termoregulação e eles precisam ter como praticar essa habilidade quando em cativeiro. E mais uma vez, eles vão tentar cavar o jornal, podendo até defecar e o jornal cobrir as fezes, criando uma pequena bagunça e talvez um ambiente prolifero para bactérias.

Eu estou traduzindo esse livro, com o intuito de saber o suficiente para cuidar dos meus Pogonas, dos quais pretendo iniciar a criação em Janeiro. A minha escolha ficou pela areia. Estou levando 10kg de areia comprada no USA, areia fofa e calceificada. Quero prover o ambiente bem próximo deum deserto para o meu Pogona.

Faça a sua escolha agora que ja têm informação suficiente sobre substrato!

Nenhum comentário: