sábado, 8 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 1: Tamanho

TAMANHO

O primeiro aspecto a ser considerado para um terrário/lar para seu Pogona é o tamanho. Enquanto um terrário “grande” (76 litros – 76.2cm x 30.5cm x 25.4cm) vai oferecer amplo espaço para um Pogona bebê viver, mas você precisa lembrar que, Pogonas saudáveis crescem rápido. Em menos de um ano esse tamanho de terrário vai ser terrivelmente apertado para seu animal que não é mais bebê e é agora um pogona jovem. Pogonas são naturalmente animais ativos e mesmo um pequeno e solitário animal em um terrário requer espaço amplo para se mover no terrário.


Foto: Terrário Médio – 40 galões


Um bom tamanho de terrário para longo prazo é o padrão de 473 litros, isto é, 183cm x 45.7cm x 40.6cm) o qual irá oferecer amplo espaço para o maior dos Pogonas adulto durante sua vida toda. Veja como esse espaço todo deve ser distribuído uma vez que Pogonas são bem diferentes de outros repteis criados em cativeiro.
Um pogona gorducho necessita de bastante espaço horizontal (espaço de chão) no qual possa “passear” dentro do terrário, diferente dos Iguanas por exemplo, que exigem um espaço vertical para atender seus instintos arborícolas. Como o Pogona é um animal de planícies de deserto, espaço para cima não é o mais importante. Assim, o espaço absoluto no chão é mais importante que o volume absoluto.

No próxmo post, vamos falar sobre o TIPO, ou seja, que material usar para construção do terrário.

6 comentários:

Anônimo disse...

Qual o significado de 40 galões, seria 40 litros ?

Pogona Vitticeps disse...

carinha... Se voce digitar no google "galoes" o resultado é: 3,78 litros...

Agora faz as contas: 40 x 3,78 litros.

essa é a medida usada nos EUA

hamster em 1º lugar disse...

kkkkkkkkkkkkkkk cara 180 para pogona adulta kkkkkkkkkk isso da p um teiu idiota
a pogona chega a 30 cm um terrario de 100x50x50 cm da velho sahsauhsau

Pogona Vitticeps disse...

Hamster - Você entendeu a parte do "amplo espaço"? Esse texto é tradução de um livro sério, e dizer que confinar um pogona num espaço de 1 metro é melhor do que 1,8m é meio estupidez.

Unknown disse...

Amigo, me fala uma coisa, essa medida que vc postou seria CXLXA???

Pogona Vitticeps disse...

Sim, isso mesmo Georgia.