quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Pogona Vitticeps

Vimos no post anterior que existem 8 espécies dentro do Gênero Pogona.

P. vitticeps (foto) é o "verdadeiro" dragão barbado. Esta espécie é abundante nas Pet Shops dos EUA e em outros paíss onde a venda é permitida. Frequentemente possuem 17.8 a 20.3cm de SNV (do fucinho a cloaca) e com a cauda facilmente atingem 55.9cm.


Nativo do centro-leste da Australia, o Pogona Vitticeps prolifera tanto no interior do Outback (deserto australiano), bem como à margem das cidades próximas a humanos, na costa central sul do continente.

Pogona vitticeps vive em uma vasta gama de habitats, incluindo zonas áridas e semi-áridas planícies, desertos, florestas, região gramínea ou nos rochedos de encostas.
Em áreas desenvolvidas, tais como bairros e fazendas, não é coisa rara para ver um desses dragões empoleirados em cima de um trilho ferroviário, agarrados a uma parede celeiro ou barracão, ou se bronzeando ao longo das calçadas de um parque ou rodovia qualquer...

Mesmo sendo consierados menores que os seus dragoes primos que vivem na Costa, os dragões do interior tem o corpo mais pesado de todos os dragões. É facil perceber isso no entanto com os Dragões criados em cativeiro que tipicamente crescem muito mais que os dragões selvagens na natureza.
Oportunamente onívoros, eles se alimentam apenas de qualquer animal pequeno ou suculenta vegetação com as quais eles cruzam. Dragões jovens preferem insetos, aranhas, formigas e etc., enquanto os adultos irão também comer pequenos vertebrados como roedores, lagartos e algumas cobras bem pequenas.
Eles comem cada vez menos animais conforme vao ficando mais velhos. Um adulto por exemplo, sua dieta é composta de 70% de matéria vegetal.

Nenhum comentário: