quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Decoração do Terrário - Parte 4: Esconderijo e Abrigo

ESCONDERIJO E ABRIGO
Outro componente essencial na decoração do terrário do seu Pogona é o “esconderijo”. Também chamado de abrigo.

No mundo selvagem, o Pogona possui um grande número de inimigos naturais, lagartos monitores, aves de rapina, cobras, javalis e outros animais. Todos esses animais adoram encontrar com Pogonas. Como não são lagartos venenosos, e nem podem voar para evadir-se facilmente, a sua primeira defesa é correr e se esconder numa fenda entre rochas, um buraco ou qualquer outro local escuto até que o perigo passe.

Em cativeiro, esse instinto ou necessidade de solidão, escuridão e sentido de segurança, não devem ser ignorados ou subestimados pelos criadores.
Pogonas necessitam que em todas as fases de sua vida ter acesso a um ou mais local dentro do terrário para se esconder.

Como você já deve imaginar, Pogonas bebês e jovens necessitam desses locais mais do que os adultos precisam se esconder. No entanto, os Pogonas mais velhos precisam de um refúgio para se esconder com o intuito de relaxar como se quisesse escapar do mundo por um tempo.

A boa notícia é que, esses esconderijos podem ser feitos por você mesmo: Um vaso de argila quebrado ao meio, pedaços de placa de cortiça, pedaços de madeira ou você pode mesmo comprar um esconderijo para répteis em um Pet Shop.


Desde que você tenha um esconderijo para seu Pogona sumir completamente de vista, ele não vai ligar para de que material é feito esse abrigo. Mas é claro que, se você quer dar ao terrário um ambiente mais próximo do real, em um Pet Shop especializado para répteis você encontrará bons abrigos.
Quando colocar o esconderijo no terrário do seu Pogona lembre de que ele precisa de solidão e segurança. Coloque o esconderijo de modo que o mínimo de luz possa entrar no esconderijo, quanto mais escuro o interior do esconderijo, mais o seu Pogona vai gostar. Posicione a entrada do abrigo longe da visão de movimentos, pessoas circulando e etc., ou seja, preferencialmente para a parte de trás do terrário.

Em terrários grandes e que abrigam mais de um Pogona, você irá necessitar é claro de mais deu um abrigo. Pelo menos um por animal. Mesmo num terrário com apenas um animal, é recomendando ter duas ou mais opções de abrigo espalhado pelo terrário de maneira que o seu Pogona possa fazer a sua escolha de onde quer se esconder.

Seria um benefício também, ter um esconderijo na direção acima de um tapete térmico (falaremos mais sobre ele em breve) e outro no lugar mais fresco do terrário.
O esconderijo quente vai dar a solidão que o seu animal procura enquanto oferece aquecimento suficiente para ajudar no metabolismo e digestão, enquanto o não aquecido esconderijo vai dar escuridão, quietude e frescor para o animal.

Dessa maneira, seu animal para fazer a termo regulação não vai precisar escolher entre se esconder ou manter a temperatura do corpo dele como ele deseja.

Um comentário:

Unknown disse...

Boas! antes de mais quero felicitar o excelente trabalho que é este blog! excelente para quem quer iniciar a reprodução de Dragões Barbudos, que é o meu caso! Ainda estou no inicio, ou seja na construção e decoração do terrário, e a minha duvida é: qual é o tamanho mínimo (altura e largura) que um buraco deve de ter para que um dragão barbudo (macho adulto) possa passar por ele?