quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Comportamente - continuação...

EMPILHAMENTO
Falando em criação de mais de um Pogona, uma coisa curiosa acontece frequentemente quando mais de um Pogona é criado junto no mesmo terrário.


A prática conhecida como empilhamento, onde dragões de cartiveiro vão ficar um em cima do outro apenas para ficarem o mais próximo possivel da mais quente e brilhante parte do terrário.


Enquanto empilhar pode ser um comportamente interessante também é a melhor maneira de cada animal deixar claro que aquele espaço de se aquecer é dele.


Para os dragões que estiverem mais abaixo da pilha pode ser prejudicial pois não vai receber o mesmo grau da radiação dos raios ultra-violetas como o dragão do topo. Além disso, a respiração do dragão de baixo será sempre a mais prejudicada.

Um grande número de fotos interessantes de dragões empilhados existem por aí, e dá pra notar que normalmente o adulto é o que está por baixo no emiplhamento, o mais jovem no meio e o filhote no topo, como uma piramide. Apesar de ser uma cena bonita para se ver, animais de tamanhos diferentes não devem ser criados juntos.


INFLANDO A BARBA

Está é no entanto a mais famosa de todas as cenas, aumentar a barba. Quando um dragão é confrontado por um predador ou outra ameaça, ele vai fechar a boca e inflar a papada colocando para fora e à amostra todos os espinhos de sua barba possivel. A barba aumenta muito mais do que o normal, escurecendo rapidamente par uma cor escura ou um azul meio fosco e dá ao predador a ilusão de que aquela é uma grande arma de defesa e o dragão e ele é um assutador, briguento e monstruoso lagarto, e chegar perto pode não ser uma boa idéia. Essa é a melhor ilusão criada pelo dragão como forma de defesa.


Na natureza selvagem, ao cruzar com um dragão macho, ele pode usar a mesma arma para intimidar outro macho. Quando isso ocorre e a intimidação da certo, uma disputa territorial é resolvida sem que os dragões entrem em combate. Em cativeiro, a maoria dos Dragões abandona essa ferramenta natural de sobrevivência e passam a vida toda sem inflar sua barba para agressão ou defesa...

Nenhum comentário: