quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Morfologia


Tendo seu nome conhecido a partir da "barba (beard)" espinhos que cobrem a parte inferior do seu maxilares e envolta do pescoço, os Pogonas parecem ter sobrevivido desde os tempos dos dinossauros.

Durante o acasalamento, um macho dragão pode ficar cinza, preto, ou até mesmo um tom azul escuro, e ele vai envaidecer a fêmea e declarar suas intenções de afastar os rivais do sexo masculino.

Toda a parte de cima do corpo do Pogona (cabeça, dorso, flancos) é demesiado coberto com minúsculos espinhos, dando-lhe uma aparência rude e grossa.

Claro, se você alguma vez pegou um Pogona, sabe que isso está longe da verdade. Estes lagartos são macios e agradáveis ao toque; seus picos e espinhos são realmente só para mostrar e sua barriga é aveludada ao toque e igualmente macia. Quando estiverem tomando sol, irão levantar a parte da frente do seu corpo e pescoço, deixando para trás esticadas as suas pernas.

Com a cabeça levantada e visão ampla e alerta, o Pogona parecerá uma estátua, como um sentinela sangue frio aguardando seu inimigo ou espreitando o perigo. Quando o criador entra no local onde está o Pogona, rapidamente mudará o foco de seus olhos para o criador, e logo irá esperar ser tocado ou alimentado.
Na foto, um Pogona minor.

Nenhum comentário: