sábado, 29 de novembro de 2008

Terrário Externo

TERRÁRIO EXTERNO

Muitos criadores que vivem em áreas aquecidas (ou pelo menos aquecidas a maior parte do ano) criam seus Pogonas em um terrário fora de casa, um terrário externo.
Enquanto um terrário externo permite fazer com que o seu Pogona possa ter uma vida muito próxima a vida que ele teria na natureza selvagem, manter um terrário externo requer muito cuidado e planejamento.

Terrários externos permitem fazer com que o seu Pogona se beneficie dos Raios UV da maneira e quantidade que ele desejar. Permitem também a fácil ventilação e troca do fluxo de ar que não são possíveis no terrário interno e encorajam os comportamentos naturais.
Terrários externos são também excelentes para a criação de mais de um Pogona, desde que tenha espaço amplo com locais para se esconder, tomar sol suficiente para o numero de Pogonas que lá viverem.

O primeiro grande desafio é a área geográfica em que você vive.
Se você vive em uma região fria, não pense em manter um terrário externo, a menos que tenha a intenção de manter seu Pogona do lado de fora apenas durante os períodos em que o clima torna-se quente. Se você vive em uma região cujo clima seja similar ao clima dos desertos australianos, então talvez seja uma boa idéia manter seu Pogona num terrário externo. Verifique se a temperatura durante o dia está próxima aos 37.8 graus Celsius e a noite a temperatura cai para próximo de 20.6 a 23.9 graus Celsius. Essa temperatura é o suficiente para manter seu Pogona do lado de fora.

Não se esqueça que, não há local que seja possível manter um Pogona durante todo o ano do lado de fora, como se estivesse no deserto australiano, mas pode ser que seja possível manter ele cerca de 7 a 8 meses do lado de fora e levá-lo para um terrário interno durante o inverno.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola!
Estou montando meu primeiro terrário para uma pogona baby, que chegará em 3 meses.
Queria saber se há algum tipo de material que não posso usar no terrário, nas decorações.
E, queria pôr uma imagem no fundo do terrário (que é de mdf furadinha). Vai abafar muito? Há algo que indiquem?

Se puderem me ajudar :))))