quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Aquecimento e Iluminação - Lâmpadas

LÂMPADAS

O Calor pode ser oferecido para o seu Pogona de varias maneiras. Lâmpadas Incandescentes de Calor oferecem tanto luz/iluminação quanto calor para o seu Pogona. Coloque a lâmpada em cima do terrário (lembre-se de quando falamos da tampa de tela de ferro furadinha). Escolha uma das pontas do terrário para colocar a lâmpada de calor. Bem na direção dessa lâmpada, coloque o que vai ser o “basking spot” do seu Pogona, ou seja, o lugar onde seu Pogona vai procurar quando quiser manter-se bem aquecido. Você pode usar uma rocha ou um tronco largo conforme foi discutido no tópico sobre decoração do terrário.

É muito importante que o Pogona não tenha contato direto com essa lâmpada pois ela sempre que ligada estará muito quente, podendo provocar sérias queimaduras em seu Pogona e até mesmo levá-lo a morte.

A potência dessa lâmpadas (watts) irá depender basicamente de dois fatores: A distância da lâmpada para o terrário e o tamanho do terrário que será aquecido. Se a sua lâmpada irá ficar suspensa mais de 25.4cm a 30.5cm do seu terrário, então uma lâmpada de alta potência será necessária para fornecer aquecimento suficiente para todo o terrário.

Se você está tentando manter o ambiente aquecido dentro de um terrário de 568 litros, uma lâmpada grande ou múltiplas lâmpadas de calor serão necessárias para aquecer um terrário com volume tão grande. O oposto também se aplica. Uma lâmpada que está a menos de 25.4cm do ponto de aquecimento do seu Pogona (Basking Spot) pode ser uma lâmpada de baixa potência e um terrário pequeno não precisará de uma lâmpada grande ou múltiplas lâmpadas para manter todo o ambiente aquecido.

Já que lâmpadas incandescentes aquecem com muita iluminação, elas nunca deverão ser usadas como fonte de aquecimento para a noite. Mantenha as condições de temperatura adequadas a noite usando outras fontes de calor como por exemplo lâmpada roxo-escura, Infra-red. Estas são de baixa potência e emitem calor para o terrário e não irão alterar os hábitos noturnos do seu Pogona.
Desertos sofrem queda significativa da temperatura durante a noite e você deve garantir que o mesmo ocorra no terrário.

Enquanto a temperatura durante o dia no terrário recomendada é de 26.7 a 28.9 graus Celsius (e de 35 a 37.8 graus Celsius no basking spot área), a temperatura noturna recomendada seguramente é a de 18.3 a 21.1 graus Celsius.
Em muitas regiões não será necessário o uso de fontes de calor em cima do terrário para manter a temperatura de noite, nada alem do uso de um tapete aquecido (veremos mais a frente sobre).


NUNCA compre lâmpadas que não foram desenhadas para o uso com répteis. Não é recomendado comprar uma lâmpada roxa por exemplo ou infra-vermelho ou uma lâmpada incandescente comum para usar no terrário.

Existem muitas marcas respeitadas no mercado, são elas: Zilla, Zoo Med, Exo-Terra...

3 comentários:

Unknown disse...

cara, eu posso utilizar qualquer areia fina de substrato p[ro pogona?
não acho à venda areia de calcio em lugar nenhum...

Pogona Vitticeps disse...

Eu nao recomendo usar "qualquer" areia fina. Vá no site repteisbrasil.com ... eles vendem areia preparada para repteis para todo o Brasil. É mais seguro para o seu pet

Unknown disse...

Bom dia,

Posso usar uma lampada par20 60w para aquecimento?

Obrigado.