quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 7: Substrato - Casca, Serragem, Cascalho de Árvore

CASCA, SERRAGEM, CASCALHO DE ÁRVORES


Serragem, Casca, Cascalho de árvore ou folhagem (existem uma variedade imensa disponível em muitas pet shops e lojas de jardinagem) também podem ser usados como substrato, mas você deve lembrar-se que Pogonas são moradores dos desertos e substratos retentores de humidade como cascas, cascalho de madeira, folhagem, casca de arvore e etc, poderão manter o terrário muito úmido para acomodar um Pogona nesse terrário. Tenha muito cuidado ao usar esse tipo de substrato e tenha segurança de que a umidade dentro do terrário fique dentro dos limites aceitáveis.
Se você puder controlar a umidade dentro do terrário, pode até usar esse material como substrato.

Cascalho ou serragem de Pinos, Cedros, Pinheiros NUNCA deverão ser usados como substrato num terrário de Pogona. Estas árvores contém pesados e fortes óleos perfumados, seivas e resinas que podem danificar seriamente o organismo olfatório do seu Pogona (Nariz, Língua), pode também causar danos irreversíveis ao sistema respiratório de seu animal e danos a pele. Não irá comprometer apenas o olfato e paladar do seu Pogona bem como esses óleos e resinas irão causar um grande nível de stress para o Pogona. E o stress pode levar seu animal a se alimentar mal, perder o apetite e comprometer o sistema imunológico.

A opinião pessoal dessa pequena criatura que vos escreve é: NÃO USE! Combina bem com iguanas, cobras e animais de florestas tropicais... Mas com um animal do deserto.. nao mesmo!

E não se esqueçam... amanhã tem mais um post novo...

Tem algo pra agregar? comente!

2 comentários:

lulamengao disse...

MEU POGONA ADORA FICAR DEBAIXO D'ÁGUA, ISSO É PREJUDICIAL?

Pogona Vitticeps disse...

Totalmente submerso?
Eu nem coloco agua para os meus pogonas... uma vez a cada 15 dias eu coloco pra eles beberem.

Sinceramente, eu não deixaria eles ficarem 100% submersos, se for uma agua rasa, e molhar apenas a barriga, eu nao vejo mal.