segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 4: Umidade

UMIDADE

Uma vez que você decidiu o tamanho, material e etc, é hora de tratar do assunto: umidade e ventilação. Pogonas são lagartos do deserto e um baixo grau de umidade é vital para a sobrevivência em cativeiro. Evite tampas fechadas de plástico ou vidro pois isso fará com que o ar estagnado dentro do terrário prejudique o sistema respiratório de seu lagarto. Tampas feitas de ferro ou com uma tela de ferro montada em uma moldura, uma borda de plástico ou metal, são as melhores. As tampas de tela de ferro não só vão oferecer oxygênio fresco entrando no terrário como vão oferecer a dissipação da umidade e gases nocivos associados a respiração e defecação do seu Pogona.

A umidade pode também ser controlada se colocada apenas um pequeno recipiente de água pro seu dragão, já usando um recipiente grande com água, irá aumentar a umidade a medida que a água evapora. Se você vive numa região onde o índice de umidade relativa do ar é alto, como regiões litorâneas ou pantanosas provavelmente necessitará de um desumidificador (foto) junto ao terrário.



A umidade ideal no habitat do Pogona é entre 35 e 40%, o que é quase idêntico a umidade relativa do ar encontrada pelos Pogonas em seu habitat natural no imenso deserto Australiano.

Sob circunstânias normais no entanto, não é necessário um equipamento adicional para manter a umidade baixa, o que pode até oscilar entre 45 e 50%, não mais que isso.

Note que no terrário da foto, apesar de a parte de cima conter partes de vidros, boa parte do terrário é aberto, facilitando assim a ventilação.

Nos próximos Post você vai saber sobre: SUBSTRATO, ACESSÓRIOS, TEMPERATURA, LAMPADAS e TERRÁRIOS EXTERNOS

2 comentários:

Anônimo disse...

Olah!
Moro no Rio de Janeiro-Brasil, a umidade aqui fica em 60-80%, media 70%....e dentro do terrario a umidad acaba ficando em torno disso....
oq faço? tem algum metodo para diminuir a umidade, ou ñ precisa?....meu terrario é bem arejado, praticamente todo o teto é aberto...

grato, André C.

Pogona Vitticeps disse...

André, a humidade do terrario tem que ficar perto dos 40%

Essa média de 70% é prejudicial ao Pogona. Eles são animais dos desertos australianos. Para baixar a umidade voce pode usar um desumidificador ou controlar usando o aquecimento do terrario com uma lampada de ceramica por exemplo, mas tomando os cuidados de manter a temperatura dentro dos valores citados nesse blog.