terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Terrário - Parte 5: Substrato - Areia

SUBSTRATO


Quando o assunto vem a tona, há um considerável debate entre os criadores sobre qual é o melhor substrato para o seu Pogona.

Areia e material similar
Na natureza, o Pogona vai passar toda a sua vida sobre a fina areia do deserto Australiano e pequenos cascalhos de pedra (daqueles parecidos com pedra de aquário). No entando, alguns criadores acreditam que Pogonas em cativeiro vivendo sobre areia correm o risco de sofrer uma ingestão de uma pequena quantidade de areia bloqueando seu sistema digestivo e bloqueando seu intestino causando enormes problemas de saúde e levando seu animal a morte. É uma situação incomum. Criadores com maisde 25 anos nunca viram problemas desse gênero causados por areia.
Cascalhos de pedra (Pebbles e Gravel - foto) sempre são vendidos como substratos perfeitos para o sue Pogona, no entanto alguns Pogonas já precisaram de cirurgia para remover um bloqueio no intestino causado por uma minúscula pedra dessas. Esse não é o único problema... Pequenas pedras podem facilmente causar dano aos dentes do seu Pogona. Minúsculas pedras podem ser ingeridas por exemplo, quando seu animal esta tentando devorar um grilo ou tenébrio sobre o substrato. E por fim, resíduos, fezes, comida e etc, tendem a descer para baixo dos cascalhos de pedras criando um terreno fértil e insalubre perfeito para a proliferação de bactérias.

Se você estiver preocupado com o bloqueio do sistema digestivo que a ingestão de areia ou pedras possa causar mas ainda assim deseja usar areia como substrato, você tem duas opções.
Sua primeira opção é usar areia macia ou não-sílica e salpicar em pequenas quantidades suplemento de cálcio sobre a superfície da areia, mistura com a areia e então salpica suplemento de cálcio sobre a superfície da areia outra vez.
Esse cálcio em pó vai assegurar que, se seu Pogona ingerir uma pequena quantidade de areia enquanto come seu grilo ou outro alimento, irá ingerir também uma pequena quantidade de cálcio suficiente para estimular o sistema digestivo do seu dragão e ajudando a areia a chegar ao seu destino final.
Uma segunda opção seria comprar areia baseada em cálcio (foto) em um Pet Shop especializado. Normalmente existem diversas marcas nos Pet Shops do USA. Essa areia é feita com cálcio, e qualquer quantidade que seu Pogona ingerir será metabolizada pelo organismo sem nenhum efeito negativo para a saúde do seu Pogona. Essa areia é oferecida em diversas cores. O único problema nessa escolha é o preço exorbitante da areia que pode custar muitas vezes mais que a areia comum. Se você optar pela areia, tanto a macia, não-sílica ou a areia de cálcio) você precisará de pelo menos 7.6 a 10.2 cm de profundidade de areia no chão do terrário.
Na natureza, o Pogona naturalmente se enterra por varias razoes e algumas vezes seu Pogona vai querer fazer o mesmo para termo regulação ou para dormir. Pogonas nervosos ou estressados, especialmente aqueles que acabaram de chegar no seu novo habitat encontrarão grande conforto se enterrando no substrato. Seja qual for a razão, é um comportamento natural.
Uma camada fina de areia, fará com que seu Pogona sinta-se frustrado caso ele tente se enterrar e não consiga.
Nos próximos post, falarei sobre sobstrato, falando das outras opções diferentes de areia...

12 comentários:

Unknown disse...

as minhas pogonas vivem des que nasceram em casca de arvore, que é vendido em lojas de plantas, tem algum problema quanto esse tipo de substrato? E qual tipo de areia posso colocar, a areia que é vendido em loja de material de construção? pois nunca vi para vender areia para terrario nas lojas que vou.

Pogona Vitticeps disse...

Bem... eu nao consegui responder no seu blog. mas a resposta é NÃO. Você não deveria usar isso como substrato. O proximo post aqui no Blog é pra falar sobre esse tipo de substrato e eu vou explicar em detalhes porque NÃO pode.

Unknown disse...

qual o tipo de areia recomendado, onde encontro para comprar??

Pogona Vitticeps disse...

Entao cara... o tipo de areia está especificado no tópico. D6e preferencia para areia a base de calcio. Onde encontrar? em lojas especializadas como Pet Shops que vendem produto para repteis. Se estiver em Sao Paulo, voce encontra na Cobasi, na Pet Center Marginal, na Bicho sem Grilo...

Abel disse...

sera que eu posso utilizar aquela areia de piscina ???
fazendo o esquema que vc comentou colocando a camada de calcio.

Pogona Vitticeps disse...

Abel, eu tenho a informação de que alguns amigos no Brasil usam essa areia sim. Ja que é dificil encontrar a areia que eu citei. Acredito que não haja nenhum problema. Verifique se ela é smooth (macia)... salpica cálcio e vamos que vamos!

Anônimo disse...

OLAH!
gostaria de saber se posso colocar areia de praia autoclavada, sabe aguela areia fininha?....
O fato do pogona engolir a areia acho q esta relacionado a alimentação, desde q o alimento ñ entre em contato com a areia, acho q ñ tem problema por areia de praia...tem?
grato, André C.

Pogona Vitticeps disse...

André, acho que o problema em usar areia de praia é a existencia de bactérias, parasitas e vermes que sao invisiveis para nós e que podem prejudicar seriamente a saude do animal, ja que existem milhoes de organismos na areia de praia.

O alimento, SEMPRE vai estar em contato com a areia, afinal, o alimento principal são grilos... e grilos não ficam parados esperando ser comidos.. eles correm por todo o terrário. Certamente seu pogona vai ingerir areia... e quando isso acontecer, você não vai querer que seja ingerido algo que possa fazer mal vai?
Eu tive a sorte de trazer do USA uma areia muito fina que já contém cálcio e vitaminas... e é de facil digestão caso seja ingerida! Pense nisso.

Anônimo disse...

Olá amigos, hj me veio a ideia de utilizar casca de ovo triturada COMO SUBSTRATO, e poderia colocar no forno tbm para eliminar possiveis contaminantes. Existe algum empecílho?

thalissondrumond@hotmail.com disse...

pode usar argila ?
ea placa como devo usar num terrario de madeira ?

Pogona Vitticeps disse...

Eu nao recomendo o uso de argila por nao fazer parte do habitat natural e quanto a placa de aquecimento em terrario de madeira, eu ja usei colocando por dentro do terrario, mas cobrindo com uma camada de pelo menso 1 cm de areia pra nao causar queimaduras no animal.

Lauro Alberto disse...

Essa areia aqui tmb é indicada ? Comprei para o meu pogona baby, porém não é a mesma marca q falou no post, ela é: vita-sand marca zoo med, sabe algo sobre essa?